Aeroporto de Governador Valadares será reformado
Ordem de serviço para início das obras de reforma, ampliação e modernização foi assinada nessa quinta (27); empresa que venceu a licitação tem quatro meses para apresentar projeto.
O aeroporto Coronel Altino Machado em Governador Valadares será reformado pela primeira vez desde que começou a operar na cidade, em 1964. A ordem de serviço para início das obras de reforma, ampliação e modernização foi assinada pelo prefeito, André Merlo, nessa quinta-feira (27).
Na prática, com a assinatura do documento, a construtora que venceu a licitação agora deve apresentar o projeto para a obra. “A partir de agora são quatro meses para que a vencedora da licitação apresente o projeto de execução. Caso seja aprovado pelos órgãos competentes na prefeitura, são 18 meses para a conclusão da obra”, explicou o gerente de terminais de Governador Valadares, Tiago Carvalho Lopes.
A previsão para início do serviço é final de abril. De acordo com informações da prefeitura, o investimento será no montante de R$ 36.357.866,95. Os recursos são provenientes do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) e serão liberados conforme o cumprimento das etapas previstas no Plano de Trabalho. Todas as fases da obra serão fiscalizadas pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).
Segundo o gerente do terminal, com a ampliação, as empresas devem trazer cada vez mais voos para a cidade. “Temos um pátio de 11 mil metros quadrados atualmente. Será construído um novo de 19 mil metros quadrados, que será exclusivo para aviação comercial. As pessoas acham que aviação é concessão, mas a cidade tem que oferecer a infraestrutura, segurança para operação, oferecer as rotas para as empresas, para que assim elas se interessem”. Existe a expectativa de voo para Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, que faria escala em Confins.
Novo terminal
Além da ampliação do pátio, de acordo com informações da Prefeitura, o projeto prevê que o novo terminal, hoje com 530 metros quadrados, passe a ter 2.160 metros quadrados. A pista permanecerá do mesmo tamanho, mas receberá novo sistema de balizamento noturno com lâmpadas que informam limites da pista e início de cabeceira à noite e equipamento de voo com luzes coloridas que informa o piloto se ele está com aproximação do ângulo certo para aterrissagem.
O projeto original ainda prevê a construção de uma sala de embarque com dois raios x, esteira de bagagem no check-in, área comercial ampliada, área administrativa e sala de desembarque com esteira.