Fachada da escola Nelson de Sena, em Valadares, é tombada como patrimônio histórico cultural
Prédio vai se tornar o 14º patrimônio histórico tombado na cidade; a escola foi a primeira instituição de ensino de Governador Valadares, fundada na década de 40.
A Escola Estadual Professor Nelson de Sena, fundada em 1940, foi tombada como patrimônio histórico cultural de Governador Valadares, no Leste de Minas. O reconhecimento do título foi oficializado na manhã desta quinta-feira (6) no prédio da escola, e contou com a presença de professores, alunos e autoridades políticas.
Com o tombamento, o prédio da escola se torna um patrimônio a ser protegido pelo estado, município e pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, estabelecendo que as características do local sejam preservadas. A fachada não poderá ser modificada, mas sim restaurada. O título dado reconhece que a instituição de ensino possui valor histórico, como a primeira escola fundada em Governador Valadares, e pela arquitetura do prédio, elevando o local de preservação do patrimônio cultural.
A intenção de preservar a história da escola é um esforço para manter viva não só na memória de aluno e professores, mas também que as próximas gerações tenham acesso a um recorte histórico de Governador Valadares.
“Historicamente, essa faixada é bastante representativa, porque foi a primeira escola de Governador Valadares, em 1940, já com o município emancipado. Houve a construção da escola e a contratação de professores de fora da cidade, para o quadro efetivo. Existiam as aulas primárias, mas eram tidas como áreas domésticas ou particulares, as mulheres davam aula para as crianças dentro de casa", conta a gerente do patrimônio histórico da cidade, Carolina Bretas Nonato.
Há 15 anos lecionando na instituição, e atualmente como diretora, Flávia Ribeiro destaca a importância do tombamento para preservar as lembranças das pessoas que passaram pelo local. “É uma grande alegria, porque representa não só o momento atual, mas também a história de várias gerações que passaram aqui".
Aluna do terceiro ano do ensino médio, Amanda K. Silva de Oliveira reconhece a importância da escola na qual sua mãe e sua avó estudaram. “É uma honra, porque a escola é um patrimônio antigo e muitas gerações passaram por aqui. Fundamental para a formação de profissionais que estão em Valadares e saíram. Pra mim é uma honra estar cursando nessa escola e estar concluindo o meu ensino médio".