Pedra Azul vai conquistar a sua primeira universidade presencial
Serão anunciados a construção de um campus da Unimontes no município de Pedra Azul e a expansão das atividades da instituição em Joaíma
O Governo de Minas dá outro passo importante para prosseguir ampliando acesso gratuito da população mineira ao ensino superior de qualidade. Nesta quarta e quinta (29 e 30), o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, e o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), João dos Reis Canela, estarão no Vale do Jequitinhonha anunciando ações do governo estadual para a expansão de vagas de graduação para aquela região.
Pedra Azul, cidade localizada a 702 quilômetros de distância da capital, vai conquistar a sua primeira universidade presencial. O município já conta com uma unidade da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). O secretário e o reitor irão anunciar a implantação de um campus da Unimontes no município, atendendo a uma antiga reivindicação local.
Alternativas
“Pedra Azul já tem uma unidade da Uaitec que este ano vai ofertar, através da educação a distância, cursos de tecnólogos e de MBA em Engenharia e Inovação. Agora, o Governo de Minas leva até a cidade a universidade presencial, criando alternativas para os jovens locais que, antes destas ações, só conseguiam completar sua formação em outros centros”, afirmou Narcio Rodrigues.
A Unimontes está criando a grade de cursos que serão oferecidos no campus Pedra Azul. A instituição garante, entretanto, neste primeiro momento, curso de licenciatura em História, Ciências da Religião, Educação Física, Letras/Português e Pedagogia; além de Tecnólogo em Gestão Pública presenciais e cursos a distância.
Joaíma
Já em Joaíma, também na região do Vale do Jequitinhonha, a Unimontes vai anunciar, na quinta-feira (30), sua expansão. Já instalado no município, o núcleo da instituição iniciou as atividades com cursos modulares entre 2003 a 2005, ofertando Geografia, Artes e Educação Física. Cerca de 105 alunos foram formados. Além dos modulares, a unidade também ofereceu cursos presenciais entre 2005 e 2011, formando três turmas com um total de 76 graduados.
Em 2014, a perspectiva é lançar mais um curso presencial em Joaíma. No último domingo (26), foi realizado o processo seletivo para ocupação de 35 vagas no curso de licenciatura em Matemática. Também serão ofertados cursos de educação a distância na unidade.