Geralmente matemática é uma ciência que desperta sentimentos antagônicos, há quem goste muito e há aqueles que não tem muita simpatia pelo assunto. Um dos conteúdos presentes no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (11), a matéria era temida por alguns candidatos antes da prova e foi alvo de reclamação de candidatos que fizeram o Enem em Governador Valadares.

Pela primeira vez, Pedro Generoso, de 19 anos, faz o Enem. O nível de dificuldade da prova de matemática foi elevado para ele. “Achei a prova complicada. A prova de matemática estava muito difícil, não gostei. Estudei bastante, mas a prova estava mais difícil que o esperado, pensei que estaria mais fácil. As provas da semana passada estavam”.

 

Pedro Generoso reclamou do nível da prova de matemática — Foto: Caio Mourão/G1

Pedro Generoso reclamou do nível da prova de matemática 

 

A decepção com o desempenho na matéria fez com que Pedro nem esperasse o prazo para sair com o caderno de provas. “Estava muito complicada, saí desanimado. Na hora que vi a prova e que não estava conseguindo resolver as questões, pensei 'não é pra mim'. Aí nem preocupei em sair com o caderno”, contou o jovem que pretende cursar administração ou direito.

A frustração do Pedro foi compartilhada por Fernanda de Lisboa, de 29 anos. Estudante de administração, ela fez o Enem em busca de uma bolsa de estudos, mas não gostou do nível da prova. “Um grau de dificuldade muito grande, em relação aos anos anteriores, principalmente em matemática. Quem não tem um nível de curso, de preparação, não tem condição nenhuma de resolver as questões. Matemática estava muito mais difícil que o esperado”, analisou.

Diferentemente dos anos anteriores, quando aguardava o prazo para poder levar o caderno de provas, a resignação diante de um possível mau desempenho fez Fernanda ir embora mais cedo. “Todos os anos eu fico até o final pra sair com o caderno de questões, mas como eu não consegui fazer as questões, nem esperei para sair com o caderno”.

 

Resignada com desempenho na prova de matemática, Fernanda não quis esperar para poder sair com caderno de provas — Foto: Caio Mourão/G1

Resignada com desempenho na prova de matemática, Fernanda não quis esperar para poder sair com caderno de provas 

 

Em sentido oposto às opiniões de Pedro e Fernanda, está Vitória Freire, de 19 anos. Ela já fez o Enem 3 vezes e garante que em 2018 não apresentou tanta dificuldade. “O nível da prova estava mais fácil esse ano. Esperava maior dificuldade. Vim fazer com o que já sabia, não teve um preparo específico, porque trabalho e estudo, mas não achei complexo, pra mim foi um Enem tranquilo”, disse a estudante de pedagogia que faz o Enem em busca de uma bolsa para fazer nutrição.

 
Estudante de pedagogia em busca de bolsa para cursar nutrição, Vitória classificou a prova como tranquila. — Foto: Caio Mourão/G1

Estudante de pedagogia em busca de bolsa para cursar nutrição, Vitória classificou a prova como tranquila.