O Sebrae Minas, em parceria com o Sinrural de Almenara, com apoio do Banco do Nordeste e Emater, realizou no dia 31 de outubro, em Almenara, o Seminário de Inovação e Desenvolvimento da Fruticultura do Médio e Baixo Jequitinhonha. O público alvo do evento foi os produtores rurais, empresários e lideranças ligadas ao agronegócio.

Encontro teve como objetivo conhecer o atual cenário da fruticultura no Brasil, apresentar ideias inovadoras e mostrar as potencialidades para o desenvolvimento da atividade no Médio e Baixo Jequitinhonha. A programação terá a apresentação de painéis com experiências e casos de sucesso de outras regiões e caminhos a serem trilhados para tornar a fruticultura cada vez mais relevante no desenvolvimento do território. Outro tema de grande interesse dos participantes será a apresentação de linhas de financiamento existentes para o setor.

O evento reuniu agropecuaristas, lideranças regionais, comerciantes, dentre outros segmentos da sociedade civil organizada, tendo como tema Inovação e desenvolvimento para a fruticultura regional. "É um momento para refletir e discutir sobre as possibilidades de inovação e crescimento da atividade, e juntos descobrirmos caminhos para o desenvolvimento do setor, o que certamente irá alavancar a economia da região, " enfatiza Humberto Rodrigues, analista do Sebrae Minas.

O prefeito de Almenara, Ademir Gobira, falou da importância de conhecer “cases” de sucesso da fruticultura regional, para que, a partir daí, poder usar estas experiências adquiridas para a implantação de novos casos. Disse ainda que, a participação das instituições financeiras com linha de créditos acessíveis ajudará muito em lugares como Almenara que precisa de muito investimento. Por fim, desejou a todo um ótimo seminário.