Mesmo no período de estiagem Pedra Grande tem água de qualidade
Neste período era comum ver reclamações por parte dos moradores do distrito pela falta do precioso líquido
O Vale do Jequitinhonha clama por socorro quando entramos no período da seca. Várias comunidades rurais e até mesmo cidades sofrem com o racionamento no abastecimento. Nas pequenas propriedades rurais é possível encontrar o gado morto por falta d’água.
Em Almenara, região privilegiada por ser banhada pelo Rio Jequitinhonha, também já viveu dias de muito sofrimento nas comunidades e distritos mais afastados. Em Pedra Grande, o povo clamava por socorro e sentia-se abandonado pelas autoridades públicas.
Assim que assumiu o cargo de prefeito de Almenara, Ademir Gobira, que nasceu e cresceu no distrito de Pedra Grande, tomou a iniciativa para resolver definitivamente o problema de falta d’água no distrito.
Com apoio do deputado Dr. Jean Freire, o prefeito, em reunião ocorrida na manhã do dia 06 de abril, de 2017, solicitou ao gerente do Serviço de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Copanor), Júlio Silva, e o encarregado, Hélio Otoni, a imediata recuperação da barragem que alimenta o abastecimento de água no distrito de Pedra Grande. Durante visita ao distrito, o prefeito constatou que a barragem estava totalmente assoreada.
Direita/Esquerda: (Gerente do Serviço de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Copanor), Júlio Silva, Ademir Goibira e o encarregado, Hélio Otoni)
Após resolvido este problema, prefeito e o deputado Dr. Jean Freire, viabilizaram a abertura de um poço artesiano para que a demanda fosse definitivamente resolvido. Hoje, este poço é realidade e Pedra Grande não tem mais problema com desabastecimento.
Nossa redação esteve com Júlio Silva, Supervisor de Núcleo da Copanor, e fomos informados que a água em Pedra Grande é de excelente qualidade e está dentro das normas da Portaria 2914 do Ministério da Saúde. “O Poço Artesiano em Pedra Grande tem capacidade de 3,45 litros por segundo, e é superior à necessidade do distrito. Hoje usamos apenas 2,5 litros por segundo para atender a todos os moradores e temos ainda uma grande sobra de água” disse Júlio Silva.
( Obras de perfuração do Poço Artesiano em Pedra Grande/2017 )