Trinta e cinco pessoas foram presas durante a Operação Taxímetro que desarticulou uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas no Leste de Minas. A ação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu também 47 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (25).

As investigações começaram há um ano e segundo o Gaeco, a organização criminosa era dividida em grupos, inclusive com a participação de pessoas da mesma família do líder da quadrilha. O esquema era praticado em Guanhães e cidades circunvizinhas como São João Evangelista, São Pedro do Suaçuí e Serro. Além disso, os investigados possuíam contatos com outros criminosos em Montes Claros e Belo Horizonte. O MP não informou em quais cidades que os mandados de prisão preventiva foram cumpridos.

Ainda de acordo com o Gaeco, a operação recebeu o nome Taxímetro porque o chefe e outros membros do esquema utilizavam táxis para buscar drogas e insumos para o preparo delas por considerarem que este meio de transporte seria mais difícil de ser alvo de buscas por parte da polícia.

Os presos são investigados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro, corrupção de menores e organização criminosa.