Desfile colorido e repleto de estudantes festeja os 147 anos de Araçuaí
Tema este ano foi dedicado à educação
Um longo desfile cívico promovido e organizado pelas escolas públicas e particulares; na manhã desta sexta-feira, 21 de setembro, marcou os 147 anos de emancipação de Araçuaí, município com cerca de 38 mil habitantes, localizado no Médio Vale do Jequitinhonha (MG) .
Cerca de 1.650 pessoas entre estudantes das 29 escolas do município e componentes das fanfarras e bandas, participaram do desfile, conforme informações da Comissão Organizadora.
Viva Araçuaí: saudou o jornalista Chico Pinheiro, na manhã desta sexta-feira (21) lembrando o tempo em que morou na cidade.
Pela manhã, o jornalista Chico Pinheiro, apresentador do Bom Dia Brasil, da Rede Globo , enviou pela TV a mensagem dele de feliz aniversário, lembrando do tempo em que morou na cidade, quando era estagiário do Campus Avançado da Universidade Católica.
Educação: A esperança.
O tema deste ano foi Educação: Plantando a esperança de dias melhores. De forma original e criativa, os estudantes e os professores brilharam; apesar de todas as agruras e dificuldades enfrentadas pela classe.
A educação em sua plenitude. Da sala das comunidades aos salões das universidades; dos povos índigenas e quilombolas; da educação patrimonial pela preservação da memória e guarda dos saberes; os futuros profissionais, a educação como ciência, o toque dos mestres, a história da educação e a homenagem aos professores e diretores escolares, sem deixar de lado os auxiliares de serviços escolares; todos os protagonistas da escola. Nada fugiu ao roteiro. Nem mesmo as críticas contra a violência, à falta de apoio e os baixos salários enfrentados pelos professores. Todos os temas receberam uma pitadinha de lembrança; sem esquecer o admirável e fantástico mundo da literatura; e a família como primeiro espaço de aprendizagem.
Estudantes embelezaram a festa de aniversário da cidade
Críticas
As críticas sobre a falta de organização não ofuscou a beleza do desfile mas também não passou em branco. “ Faltou cadencia entre as fanfarras. Logo no início, ficou um vácuo que separou as bandas e os blocos escolares”; reclamou uma diretora escolar que pediu para não ser identificada.
Participaram do desfile as fanfarras das cidades de Itinga, Itaobim, Jequitinhonha, Jenipapo de Minas,e do Grupo Quigem, de Araçuaí.
“ Houve uma invasão de público e vendedores ambulantes no espaço do desfile, isso sem falar nas mães e professores que; preocupados com as crianças, forneciam a elas copos de água a todo instante; devido ao sol e calor. Isso provocou a desconcentração das crianças e o desalinhamento dos blocos”, destacou uma professora
“ O ideal é colocar cordas ou fitas ao longo das calçadas da rua dom Serafim, por onde passam os blocos mas, a prefeitura argumenta que seria um gasto muito grande com cordas ou fitas. Cansei de reclamar.” lamentou Marisa Magalhães, diretora da Escola Industrial São José. “ Este ano a desorganização foi demais”; emendou outro professor.
Prefeitura não atendeu apelos de professores para retirar caminhões a serviço da micareta da cidade, que atrapalharam desfile dos blocos
“ A permanência de um trio elétrico e um caminhão da empresa que está realizando a micareta da cidade, na praça onde é feita a concentração dos blocos e o início dos desfiles, prejudicou a organização. Solicitamos à prefeitura para que eles fossem retirados mas não fomos atendidos”, reclamou o professor Sormane Jardim.
A violência não passou em branco pelos blocos participantes do desfile.
Política Partidária
Contratação do animador Gonzaga Medeiros, de Fronteira dos Vales, gerou indignação entre radialistas da cidade.
Outra crítica partiu de radialistas que reclamaram da contratação pela prefeitura , do advogado e poeta Gonzaga Medeiros, da cidade de Fronteira dos Vales, para ser o chefe de cerimônias da festa. “ Temos tantos talentos na cidade, vozes que se identificam com o povo todos os dias; através dos seus programas diários e que não são valorizados pela prefeitura. Temos respeito ao Gonzaga Medeiros, mas ele desconhece a realidade local. Só vem aqui a troco de dinheiro.”, lamentou um radialista.
A assessoria de Comunicação da prefeitura não se manifestou sobre o assunto.
O desfile teve início por volta das 8 horas da manhã e durou três horas.