Descaso da Saúde no transporte de pacientes revolta Araçuai
Acidentes com ônibus utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde para transportar pacientes e seus acompanhantes para tratamento fora do município; já provocaram a morte de 9 pessoas.
Aconteceu de novo. Um ônibus alugado pela prefeitura de Araçuai, no Vale do Jequitinhonha, para transportar pacientes do município para tratamento em Diamantina, quebrou uma das rodas na BR-367, próximo à Ijicatú a cerca de 82 km de Araçuai, na noite deste domingo (16).
O ônibus da empresa LBS Turismo, de Itaobim, transportava....passageiros para Belo Horizonte. No momento do acidente, chovia muito na região.
Pelas redes sociais, internautas e usuários do SUS- Sistema Único de Saúde-criticaram o descaso da administração municipal que tem à frente dois médicos: o prefeito, Armando Paixão (PT) e a vice; a pediatra Rita Capdeville que responde pela secretaria municipal de Saúde. Muitos lamentaram o fato da prefeitura ter destinado R$ 250 mil para uma empresa particular realizar a micareta da cidade que acontece neste final de semana em Araçuai e a falta de investimento na melhoria dos veículos usados para transporte de pacientes.
Críticas à administração municipal pipocaram pelas redes sociais.
Era outra vez
Micro-ônibus da prefeitura de Araçuai, soltou a roda quando levava pacientes para tratamento em Diamantina.
No último dia 16 de agosto, um micro-ônibus da prefeitura que levava cerca de 16 passageiros para Diamantina, soltou uma das rodas dianteiras, na BR-367. Ninguém ficou ferido.
Acidente na BR-281 provocou a morte de 5 pessoas, após ônibus perder freio e tombar.
Onze dias depois, na manhã de 27 de agosto; um ônibus da Empresa Diogo Turismo, de Itinga, perdeu os freios em uma descida na BR-281 e se chocou com um veículo de passeios. Cinco passageiros morreram; entre eles, quatro mulheres. O ônibus havia sido fretado pela prefeitura de Araçuai e transportava 45 pacientes para tratamento na capital mineira. Além das vítimas fatais, 16 pessoas ficaram feridas e foram transferidas para hospitais de João Monlevade e de São Gonçalo.
Em 20 de agosto de 2015, quatro pessoas morreram e 26 ficaram feridas em uma batida entre dois ônibus no km 491 da BR-367 a cerca de 80 km de Diamantina. Um dos ônibus envolvidos era do Cismeje- Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Jequitinhonha- que transportava pacientes que sairam de Araçuai, para tratamento em Diamantina.