Bombeiros fiscalizam museus e prédios públicos do Leste e Nordeste de Minas
Ação faz parte de força-tarefa anunciada pelo governo do estado após incêndio do Museu Nacional; fiscalização tem cunho educativo e visa observar a segurança dos prédios.
Bombeiros fiscalizam Museu de Governador Valadares
O Corpo de Bombeiros iniciou operação de vistoria em museus e prédios públicos em cidades do Leste e Nordeste de Minas Gerais. A ação, que tem como objetivo observar a segurança das edificações, faz parte de força-tarefa anunciada pelo governo estadual em decorrência do incêndio no Museu Nacional.
Em Governador Valadares, a vistoria começou pelo Centro Cultural Nelson Mandela, no Centro, que abriga a Biblioteca Paulo Zappi e uma galeria de arte. Também serão vistoriados o Museu da Cidade, também localizado no Centro, e o Parque da Ciência, no campus 1 da Univale no Bairro Vila Bretas.
Segundo o tenente Magno Eloízio, do Corpo de Bombeiros, diversos itens estão sendo observados. “Essa ação não tenho cunho administrativo, não haverá sanções. Estamos observando se há extintores de incêndio, se os extintores disponíveis estão dentro da validade, se há sinalização de saída de emergência, entre outros itens. Os órgãos vão ser comunicados de possíveis adequações que precisem fazer e, numa próxima vistoria, será possível avaliar se as medidas foram cumpridas. Mas o objetivo principal é orientar, não há a aplicação de multas”, explicou.
Em Ipatinga, bombeiros fiscalizaram Estação da Memória, no Centro
Vale do Aço
A ação também está sendo desenvolvida nas principais cidades do Vale do Aço, onde estão sendo vistoriados museus. No Centro de Ipatinga, a Estação da Memória recebeu vistoria do Corpo de Bombeiros.
Museu da Catedral, no Centro de Caratinga, também foi alvo de fiscalização