Curso prepara líderes do novo tempo
Especialização em Liderança Inovadora, na modalidade da Educação a Distância, tem como objetivo formar gestores corporativos ancoradas nas demandas de Inovação e Tecnologia
Administrar conflitos no mundo corporativo requer habilidades que permitam o trabalho colaborativo a partir de diferentes perfis de profissionais, além da perspectiva de empatia em abordagens para um mundo cada vez mais impactado pela tecnologia. E essa é a proposta do curso de pós-graduação em Liderança Inovadora da Educação a Distância (EAD) da Unicesumar, que vem ao encontro do anseio de profissionais que buscam se reinventar e se adaptar às novas demandas do mercado.
Segundo Aline Cruz, professora de Criatividade Estratégica da pós-graduação em Liderança Inovadora da EAD da Unicesumar, a especialização oferece a perspectiva do papel que gestores podem desempenhar em um cenário cada vez mais disruptivo e desafiador. "Com a aceleração das inovações, há uma ruptura das lógicas, modelos e práticas tradicionais e isso cria novas variáveis no universo dos negócios, fazendo com que o mercado busque por profissionais com capacidade de alavancar resultados e que, ao pensar fora da caixa, encontrem alternativas fora do padrão para resolver diferentes tipos de problemas", analisa a docente.
Ela ainda destaca que grande parte dos gestores ainda não está alinhada com princípios, metodologias e posturas orientados para colocar as pessoas no centro do processo para a obtenção de melhores resultados. E isso traz um certo desconforto em relação a um cenário que inclui cada vez mais, colaboração e experimentação contínua. "E se não há ambiente propício para testar diferentes formas de fazer, não existe inovação. Não existe inovação coletiva sem investimento no desenvolvimento de habilidades como empatia, criatividade, pensamento crítico e solução de problemas a partir de diferentes perspectivas".
Gestão do Futuro
Para a gestão do futuro, é preciso reunir repertório diversificado, cuja rotina de planejamento e execução esteja alinhada não só em conceitos, mas também à prática de liderança e gestão de pessoas que incluam a criatividade como habilidade e estratégia para inovação, combinada à metodologias ágeis, ao design thinking (metodologia de inovação para pensar e executar projetos), entre outras abordagens, ferramentas e métodos.
"É preciso oxigenar o cotidiano corporativo de acordo com as características das organizações exponenciais, que a exemplo das startups, não tem medo de testar formas diferentes de fazer e com base na construção de um aprendizado capaz de apresentar um diferencial competitivo, não tão simples de replicar. Ao gestor, cabe engajar e praticar uma liderança que inspire pelo exemplo. Para isso, é necessário o desenvolvimento de um novo mindset (mentalidade) que não se restringe a titulações", comenta Aline.
A professora exemplifica que há décadas, a média de vida de uma empresa que integrava o Standard & Poor's 500 (S&P 500), considerado o melhor indicador do mercado acionário americano, era de 50 anos e hoje é de apenas 12. "E a tendência é que em breve, esse número caia para cinco anos, em função da velocidade das mudanças, pois quem não acompanhar as transformações, tende a desaparecer do mercado", sentencia.
Por fim, Aline Cruz destaca que a Blockbuster e a Kodack são dois exemplos clássicos de empresas que optaram por permanecer na zona de conforto. "Não adianta resistir à mudança. É preciso se adaptar ao processo de reinvenção que o mercado atual exige, como algo natural e necessário para a evolução da estratégia na tomada de decisão para uma liderança eficiente e inovadora".
Prestes a entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCCC), Sandra Regina Bandeira Lino de Souza, diz que a especialização a auxiliou a desempenhar melhor o papel de liderança no setor público. Graduada em engenharia civil e atuando na área de engenharia de tráfego em São Paulo, a estudante ocupa o cargo de supervisora de departamento de trânsito, com um grupo de profissionais sob sua responsabilidade. "O curso me ajudou muito a trabalhar com outra visão na função de liderança. Além disso, vai contar na pontuação para o meu cargo, inclusive, com acréscimo salarial", conta.
Liderança Inovadora
O curso prepara o profissional para exercer papel de líder com estilo inovador e inspirador. A carga horária é de 480 horas, que são distribuídas em disciplinas obrigatórias e eletivas. O curso pode ser concluído num período de 12 a 24 meses.
Liderança Inovadora faz parte da lista de 53 cursos de pós-graduação lançados no final do ano passado pela Unicesumar para a promoção da educação continuada. São cursos de diversas áreas do conhecimento, a exemplo de ambiental, direito, educação, gastronomia, moda e design, negócios, saúde, social, tecnologia, teologia e multidisciplinar.
As disciplinas são organizadas por meio de unidades e desenvolvidas com o apoio de material virtual responsivo, videoaulas em full HD e atividades de autoestudo, tudo com apoio de tutoria especializada 100% on-line pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para se inscrever é preciso entrar no Portal Universo EAD (www.universoead.com.br/) e selecionar o curso selecionar o curso desejado.