Tragédia: Ônibus que levava pacientes de Araçuai para BH tomba na BR-381 e deixa ao menos 4 mortos
O veículo da Diogo Turismo fretado pela prefeitura para levar pacientes que fazem tratamento na capital bateu de frente com outro veículo. Este é o segundo acidente com pacientes em menos de 15 dias.
Um ônibus fretado pela prefeitura de Araçuai, no Vale do Jequitinhonha, para levar pacientes que fazem tratamento em hospitais de Belo Horizonte, tombou na BR-381, próximo de São Gonçalo do Rio Abaixo; após bater de frente com outro veículo, na manhã desta segunda-feira (27).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, há pelo menos 4 mortos. Não há informações sobre o estado de saúde de 16 feridos que foram levados para o hospital de João Monlevade. Ainda há duas pessoas presas às ferragens. Após o acidente muitos ficaram deitados na pista que foi interditada pela Polícia Rodoviária Federal.
O Corpo de Bombeiros de Itabira, na região do Vale do Aço, ainda não divulgou o nome dos mortos. "Uma equipe está no local”, informou um militar.
O ônibus, da empresa Diogo Turismo; da cidade de Itinga, saiu de Araçuai, na noite de domingo (26) com 45 passageiros . Por volta das 8 da manhã, ele se chocou de frente com outro veículo, na altura do km 381, entre São Gonçalo do Rio Abaixo e João Monlevade. Muitas pacientes ficaram deitados na pista à espera de socorro que foi prestado pelo SAMU e Corpo de Bombeiros. Uma das pistas da rodovia foi interditada parcialmente.
" Ainda não sabemos o quadro de saúde dos feridos. Uma equipe da Saúde de Araçuai já se deslocou para o local." disse o prefeito.
Ele informou que a prefeitura fretou o ônibus porque o da prefeitura que transporta pacientes para BH está em manuntenção. " Já mandei providenciar a licitação para compra de peças", argumentou o prefeito. " Não sei quando o conserto ficará pronto".
Este é o segundo acidente em menos de 15 dias com ônibus que transporta pacientes de Araçuai. No dia 16 de agosto, um micro-ônibus da secretaria da Saúde, perdeu uma das rodas dianteiras quando seguia para Diamantina, levando cerca de 16 pessoas. Ninguém se feriu. A secretaria municipal de Saúde, Rita Capdeville, disse que o veículo havia passado por uma revisão em 2016. O ônibus já havia apresentado problemas em viagens anteriores.
Em 20 de agosto de 2015, quatro pessoas morreram e 26 ficaram feridas em uma batida entre dois ônibus no km 491 da BR-367 a cerca de 80 km de Diamantina. Um dos ônibus envolvidos era do Cismeje- Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Jequitinhonha- que transportava pacientes que sairam de Araçuai, para tratamento em Diamantina.
O outro ônibus envolvido na tragédia, era da empresa Silviotur, que levava passageiros de São Sebastião do Paraíso, no sul de Minas, para Chapada do Norte.
Sérgio Vasconcelos
Repórter