Três casos de malária são confirmados na zona rural de Mantena
Ao todo, nove casos da doença foram notificados desde da sexta-feira (17); outros cinco estão sendo investigados.
Três casos suspeitos de malária foram confirmados no distrito de Limeira, que fica a 40 km de Mantena, no Leste de Minas. Segundo o secretário de Saúde do município, Ocimar Rufino, nove pessoas manifestaram alguns dos sintomas da doença, sendo que três foram confirmados, um foi descartado e outros cinco seguem em investigação. O primeiro caso notificado na região da zona rural foi na sexta-feira (17).
Por causa dos surtos da doença, que se espalhou pelo estado do Espírito Santo, o município de Mantena confirmou que os casos registrados na zona rural foram de pessoas que estiveram recentemente no estado capixaba, que faz divisa com o distrito de Limeira, e retornaram para Minas Gerais já contaminados com a doença.
- Minas Gerais investiga cinco casos suspeitos de malária
Segundo Ângela Vinhal, Coordenadora do Programa de Saúde da Família do distrito de Limeira, a situação está sendo monitorada. “O nosso papel é, junto com os agentes comunitários, ir de casa em casa avisando que a situação está controlada mas estamos em alerta, para não ter alarde.”
Para diminuir o risco da doença se tornar uma epidemia na região, o combate à malária está sob a responsabilidade da Coordenação Endemias do Município, que está investigando se existe a presença do vetor responsável pela transmissão da doença.
O coordenador Marcelo Magno orienta a população a ter certas práticas que podem ajudar no combate a doença, que não possui vacina. “Toda vez que você for em uma área dessa, você deve usar muito repelente, camisas de manga comprida, ter cortinado aonde você for dormir.”
Ainda de acordo com o coordenador, o combate ao Anopholes, transmissor da malária, é complicado pelo habitat onde o mosquito é encontrado, com vegetações altas e regiões próximas à grande quantidade de água. “É muito difícil combater o Anopholes, porque ele está inserido no meio ambiente, é um mosquito que vive em lagoas, lagos alagados, fora do perímetro urbano”.
Compartilhar: