O baixo nível do Rio Doce já provocou mudanças na forma de captação de água em Governador Valadares. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) acompanha o volume d'água por meio de uma régua própria, instalada às margens do rio. Na medição do órgão, o nível nesta quarta-feira (1°) é de -0,05 cm. Segundo o SAAE, nessa situação a captação de água fica comprometida.

Porque anunciar no Diário do Jequi- Descubra
Quando o volume se encontra positivo, a captação é feita por meio de bombas instaladas às margens do rio. Mas como atualmente o volume que chega às margens é insuficiente para manter o abastecimento, o serviço já é feito quase totalmente por quatro bombas instaladas no meio do rio, onde o volume de água ainda é maior.

O órgão mantém o volume normal de captação, de 800 litros de água por segundo, mas alerta que a utilização das bombas extras começou um mês antes do previsto. Por isso, é necessário que a população economize para que o abastecimento não fique comprometido. O SAAE recomenda à comunidade a adoção de medidas simples que podem ajudar a manter o abastecimento durante a estiagem: tomar banhos rápidos, fechar a torneira ao escovar os dentes e não lavar carros e calçadas.

A medição do nível do Rio Doce pode ser acompanhada diariamente pelo site do SAAE de Governador Valadares.