UMVALE — rompendo as fronteiras do Jequitinhonha
Os prefeitos do Baixo, Médio e Alto Jequitinhonha fomentam a criação de uma associação que irá representar às três regiões do Jequitinhonha. Com isso, no coração de cada um dos prefeitos, as fronteiras serão rompidas e haverá apenas um povo e uma voz.
A decisão foi tomada durante encontro em Itaobim, no último dia 18 de julho, onde cerca de 40 prefeitos participaram de uma discussão para tirar os municípios mineiros, em especial os do Vale do Jequitinhonha, da crise que afeta a todos. A ideia da criação de uma única entidade que representasse a todos foi amadurecida e hoje ela faz parte dos planos de desenvolvimentos que foram feitos durante este encontro.
Esta semana, prefeitos do Jequitinhonha estiveram em Belo Horizonte onde o projeto voltou a tomar parte das discussões e hoje a UMVALE é considerada a grande solução de representatividades da região. Mais uma vez a ideia foi fortalecida e ficou definido que, no dia 13 de agosto, em Capelinha, acontecerá uma assembleia onde irá eleger o presidente e a diretoria dessa associação e onde será dado a personalidade jurídica e capacidade representativa à UMVALE.
A UMVALE dará um uníssono som das 700 mil vozes do Jequitinhonha. Assim, Um Novo Tempo se inicia no Vale do Jequitinhonha que agora terá um só povo e uma só voz. Com isso, os problemas que hoje se enfrentam não serão mais de um ou outro município, mas de todos. De igual forma, as conquistas serão partilhadas e seremos de fatos irmãos de um mesmo território.
Viva o Jequitinhonha! Que venha a UMVALE!