O dia a dia dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Combate a Endemias (ACCE) não é fácil. De sol a sol e até mesmo debaixo de chuva estes servidores promovem a saúde da comunidade e são o elo entre os Programas de Saúde da Família (PSFs) e a população. A vida destes profissionais se tonam ainda mais árdua quanto não são valorizados e atendidos de como merecem.

Devido a sua atividade ser desenvolvia em boa parte ao ar livre estes profissionais se expõe às intempéries do dia correndo sérios riscos de doenças de pele, desidratação, cansaço extremo e tantas outras. Lembrando que estes profissionais são os principais agentes de promoção em saúde de uma cidade.

Em Almenara, no Vale do Jequitinhonha, a vida destes guerreiros foram mudadas com a bela iniciativa da prefeitura que, reconhecendo e valorizando cada agente, investiu em uniformes e equipamentos de proteção individual. Hoje, cerca de 101 servidores recebem regulamente todos os aparatos necessários para a realização de suas atividades.

Só em equipamentos de proteção individual foram investidos cerca de R$ 24.816,00 (vinte e quatro mil, oitocentos e dezesseis reais). Com uniformes foram gastos R$ 6.014,50 (seis mil, quatorze reais, e cinquenta centavos). Com estes recursos foram adquiridos para os agentes comunitários de saúde: luvas, máscaras descartáveis, avental branco, botas impermeáveis, chapéu protetor solar. Para os agentes de combate a endemias foram adquiridos: luvas, cascara facial, avental, impermeável, botas impermeáveis, touca árabe, protetor solar, e guarda-chuva. Para capacitar estes profissionais quanto ao uso e manutenção destes equipamentos, nesta quarta e quinta-feira, 25 e 26 — respectivamente —, eles receberam treinamento na Secretaria Municipal de Saúde.

Ver estes profissionais uniformizados trazem mais tranquilidade e segurança da população que já foi vítima de pessoas maldosas que se identificavam como sendo agentes de saúde quanto, na verdade, eram ladrões disfarçados. Além disso, recebendo a devida valorização estes profissionais sentem-se mais motivados e desenvolvem um trabalho mais humanizado e de qualidade.

Para o Agente Comunitário de Saúde, Lucas Nogueira Pedroso, 34, da unidade do bairro São Pedro, esta ação da prefeitura veio reconhecer a importância dos profissionais bem como dar a devida valorização que eles merecem. Fato que não acorriam em gestões anteriores. “Eu pessoalmente, tinha que comprar meu próprio uniforme e meus equipamentos de proteção individual. Isso ficava caro para mim e me sentia desmotivado. Não acho justo ter que tirar do próprio salário para realização da minha atividade. Isso é pagar para trabalhar. E hoje as coisas estão diferentes. Somos valorizados e isso faz toda a diferença” disse.

O prefeito Ademir, que tem sido o grande incentivador para que todos os servidores estejam identificados e uniformizados, disse que, embora levará um pouco de tempo para corrigir falhas de administrações anteriores, hoje já é possível ver uma mudança em todos os setores da prefeitura. Prefeito garantiu a continuidade da busca por melhores condições de vida, tanto da população quanto dos servidores que trabalham para esta mesma comunidade.