Cerca de mais de 40 prefeitos do Médio, Baixo e Alto Jequitinhonha, participam, na manhã desta segunda-feira, 23, em Belo Horizonte, de uma assembleia com o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, onde tiveram a oportunidade de entregar um ofício para que os recursos do FUNDEB, Transporte Escolar e Saúde fossem regularizados. Assembleia foi agendada durante um encontro na cidade de Itaobim, quando cerca de 40 prefeitos se reuniram para planejar ações de combate a esta crise.

A crise é tão grave que, recentemente, vários municípios tiveram que paralisar o transporte escolar e estão agora ameaçados de não conseguirem pagar a folha salarial da Educação. Os prefeitos têm-se valido de emendas dos deputados federais e de recursos da União para manter os serviços funcionando, pois, a retenção indevida dos recursos do Fundeb, por parte do Estado, coloca dificuldades na vida das administrações municipais comprometendo o salário dos servidores e os serviços da Educação. Segundo os prefeitos, as administrações correm risco de entrar em um colapso que vai afetar profundamente a vida de todos os cidadãos.

A expectativa de os prefeitos e sensibilizar o governador para que, diante da crise que assola todo o Estado, enxergue de maneira diferente o Vale Jequitinhonha e sua população que, até o momento, é a que mais sofre os efeitos da crise econômica.

Para precauções foi unanimidade entre os prefeitos e demais autoridades, presentes à reunião ocorrida em Itaobim, a necessidade de criação de uma entidade única que represente de maneira comum os interesses de todos os municípios do Vale do Jequitinhonha, que já ganhou até o nome de UMVALE (União dos Municípios do Vale do Jequitinhonha). Somando a população das 51 cidades, essa nova entidade representaria mais de 700.000 (setecentas) mil pessoas, o que seria uma voz forte falando pelo Jequitinhonha junto ao governo Estadual e Federal.