Não suportando mais o atraso dos repasses por parte do Governo de Minas Gerais, cerca de 40 prefeitos do Vale do Jequitinhonha reuniram-se nesta última quarta-feira, 18 de Julho na cidade de Itaobim. Entre os prefeitos presentes estava Ademir Gobira, prefeito de Almenara. A pauta era para discutir, mais uma vez, a crise que afeta todas as prefeituras. O objetivo é sensibilizar o governo estadual para que sejam cumpridas as obrigações com as prefeituras, que vêm passando enormes dificuldades sem o repasse semanal do ICMS do Fundeb e com o atraso de repasses como transporte escolar, assistência social e os recursos do custeio da saúde.

Durante o encontro, o prefeito Ademir Gobira foi aplaudido por todos os presentes após um profundo desabafo sobre a retenção dos recursos por parte do governo e sobre a necessidade, URGENTE, de unir todos os municípios com o único propósito de atuarem junto ao Estado para o mesmo cumprir com suas obrigações constitucionais. Segundo Ademir, esta é a única forma de salvar a carreira da Educação e pagar a folha de pagamento dos servidores.

Prefeito foi muito duro ao defender os direitos dos pais de família que precisam honrar com seus compromissos e estão sendo prejudicados com estas retenções do governo. “Não podemos ver nossos professores ficarem sem receber seu digno salário por causa de problemas que não foram gerados por nós. Estamos sendo culpados por falta de receita do Estado que impacta diretamente a vida do nosso povo. As prefeituras estão falidas e prestes a fecharem as portas desabilitando grande parte de seus serviços" disse Ademir Gobira.

Se não juntarem todas os esforços neste propósito, no mês de agosto nenhuma prefeitura do Vale conseguirá pagar seus servidores, pois a situação é calamidade. Além do Fundeb, das 05 parcelas mensais de 2018 do transporte escolar, só pagaram duas até agora. Somente para Almenara o governo do estado já acumula uma dívida de mais de 14 milhões de reais, o que deixa a prefeitura numa situação desesperadora.  A crise enfrentada por todos, que já era grave, tornou-se gravíssima. Os prefeitos pedem socorro.  A certeza de cada prefeito é que da forma que está não pode continuar. 

Durante o encontro, os prefeitos contactaram a assessoria do Governo do Estado e obtiveram o compromisso por parte do governador em receber os representantes do Vale do Jequitinhonha em Belo Horizonte no próxima segunda-feira, dia 23 de Julho, às 17:00h, no Palácio da Liberdade. A expectativa dos prefeitos é sensibilizar o governador para que, diante da crise que assola todo o Estado, enxergue de maneira diferente o Vale Jequitinhonha e sua população que, até o momento, é a que mais sofre os efeitos da crise econômica.

Foi também unanimidade entre os prefeitos e demais autoridades presentes à necessidade de criação de uma entidade única que represente de maneira comum os interesses de todos os municípios do Vale do Jequitinhonha, que já ganhou até o nome de UMVALE (União dos Municípios do Vale do Jequitinhonha). Somando a população das 51 cidades, essa nova entidade representaria mais de 700.000 (setecentas) mil pessoas, o que seria uma voz forte falando pelo Jequitinhonha, junto ao governo Estadual e Federal.