Médicos especialistas discutem inovações para o tratamento do câncer de próstata
Doença que atinge mais de 60 mil brasileiros por ano, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma
Cerca de 110 especialistas se reuniram para o Update in Genitourinary Cancers – Focus on Prostate Cancer – Highlights 2018, encontro que apresentou uma revisão das principais apresentações sobre câncer de próstata do ASCO-GU, maior evento de oncologia com foco em cânceres geniturinários do mundo. O evento, realizado no Hotel Grand Hyatt, São Paulo (SP), no final de abril, focou nas inovações e nos estudos voltados ao câncer de próstata.
Este ano, entre os especialistas participantes do Update in Genitourinary Cancers – Focus on Prostate Cancer – Highlights 2018 estavam o oncologista Gerhardt Attard, cientista clínico e consultor médico oncologista do Institute of Cancer Research, de Londres, e o urologista Bertrand Tombal, da Cliniques Universitaires Saint-Luc, na Bélgica. "Para nós, a realização de eventos de atualização e capacitação como esse é extremamente importante. Novas tecnologias e terapias estão surgindo e precisamos acompanhar e fazer parte na evolução da nossa área", explica Andrey Soares, médico oncologista do Hospital Albert Einstein e do Centro Paulista de Oncologia, em São Paulo, chair do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) e chairman do evento.
O ASCO-GU é o mais importante congresso das sociedades americanas ASCO, ASTRO e SUO, que apresenta uma atualização multidisciplinar nas áreas de pesquisa clínica, diagnóstico e tratamento das malignidades geniturinárias. Realizado anualmente por meio da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, uma organização profissional de médicos dos Estados Unidos que representam todas as subespecialidades dentro da oncologia, em 2018, o evento ocorreu em São Francisco, nos Estados Unidos.
Saiba mais sobre o câncer de próstata
O câncer de próstata é uma doença na qual ocorre o desenvolvimento de um tumor na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), na maioria dos casos, ele cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida nem a ameaçar a saúde do homem. Porém, em outros casos, pode crescer rapidamente, espalhar-se para outros órgãos e causar a morte.
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. Quando apresenta, os mais comuns são: dificuldade de urinar, sangue na urina, necessidade de urinar mais vezes. Havendo alguns desses sintomas, recomenda-se a realização de exames. Existem dois exames para identificar o câncer de próstata: o toque retal, no qual o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, e o exame de sangue que mede a concentração de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
Referência:
Governo do Brasil, com informações da Agência Brasil, do Ministério da Saúde e do Inca. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/saude/2017/11/saude-do-homem-saiba-como-se-prevenir-contra-o-cancer-de-prostata. Acessado em 4/5/2018.