A prefeitura de Governador Valadares emitiu comunicado anunciando a suspensão do funcionamento de escolas e creches da rede municipal de ensino para esta sexta-feira (25). Segundo a nota, a decisão ocorre devido à escassez de combustível para abastecer os veículos do transporte escolar e a falta de alimentos para a merenda dos alunos, que desde o início da greve nacional dos caminhoneiros, nesta segunda-feira (21), não está chegando até as instituições.

Cerca de 20 mil alunos, entre crianças e adolescentes, devem ser afetados, segundo a secretaria de Educação de Valadares. De acordo com secretário da pasta, José Geraldo Lemos, além da falta de alimentos para a merenda e o combustível para o transporte, o objetivo da decisão é zelar pela segurança dos alunos que saem de outras cidades e precisam transitar pelas rodovias congestionadas.

“Nesta quinta-feira tivemos um ônibus com alunos que ficaram presos no meio da paralisação. Estamos preocupados principalmente com a integridade física das crianças, já que sabemos que estamos vivendo um clima tenso nas rodovias. Não temos condições de trazer essas crianças até a cidade, nem de levar merenda de qualidade para as escolas e creches do campo". A secretaria não informou como o dia letivo será reposto.

Na região, os caminhoneiros estão parados no pátio de um posto de combustíveis às margens da BR-116 desde a última segunda-feira (21) e o trânsito não está bloqueado.