nimais de grande porte, especialmente cavalos, começaram a receber microchipagem em Governador Valadares, nessa segunda-feira (21). A ação é prevista na Lei 6.798, de agosto de 2017, que instituiu a política de proteção ao animal de grande porte no município.

Segundo a prefeitura, todos os animais soltos que forem recolhidos e encaminhados ao curral municipal vão receber microchip que contém informações como nome, idade, sexo e pelagem. Para retirar o animal apreendido, o proprietário precisa pagar multa de R$ 164,72, além do valor de R$ 16,472 por cada dia em que o animal ficar no local. Os que não forem resgatados serão colocados para adoção.

A administração informou que desde a sanção da lei no ano passado já foram apreendidos 676 cavalos que estavam soltos pelas ruas da cidade, dos quais 150 foram recolhidos em 2018. Para a Associação de Proteção e Bem-Estar Animal de Governador Valadares (Aprobem), a criação e aplicação da lei é uma vitória que já tem dado resultados na cidade.

“O animal de grande porte a gente não consegue resgatar e prover a ele um atendimento veterinário, porque é mais difícil. Com o poder público agindo, já conseguimos reduzir e muito o número de animais em sofrimento, abandonados nas ruas”, explica a presidente, Silvana Soares.

O vereador Alessandro Ferraz (PHS), autor da Lei, informou que a próxima etapa será a capacitação dos carroceiros. “Agora vem a etapa de preparação e capacitação para que eles possam trabalhar de forma digna sem maltratar os animais”.

Denúncias sobre maus-tratos aos animais podem ser feitas pelo telefone (33) 98447.5372.