Um homem de 46 anos foi preso preventivamente na manhã desta quinta-feira (10), acusado de estuprar e abusar sexualmente de alunos da rede municipal de ensino em Governador Valadares. A delegada Lilian Fernandes de Calles explica que as investigações começaram em dezembro de 2017, depois da denúncia feita por seis adolescentes, dos quais apenas um tinha mais de 14 anos.

“Os abusos ocorreram no passado. O acusado era professor das vítimas e se utilizava dessa posição para praticar atos libidinosos, tais como passar a mão nas partes íntimas dos adolescentes. Chegou a um ponto que uma vítima já sabia da outra, sabiam dos colegas que tinham passado pela mesma coisa”, revelou a delegada.

Ela afirma que não houve conjunção carnal, mas pelo fato de cinco das vítimas serem menores de 14 anos, o Código Penal qualifica como estupro. Já no caso do adolescente acima de 14 anos, é considerado abuso sexual.

Segundo Lilian de Calles, foram ouvidas todas as vítimas, bem como diversos funcionários da escola onde os crimes ocorreram. O professor também foi ouvido, e negou todas as acusações. O inquérito foi enviado ao Ministério Público, que o denunciou e pediu a prisão preventiva do acusado. Após a justiça aceitar a denúncia foi cumprido o mandado de prisão contra o professor, que foi preso em uma instituição de ensino no Centro da cidade.

A delegada informou que o processo corre em segredo de Justiça, motivo pelo qual não pode dar mais detalhes. Mas como o réu atuava como professor de matemática há 27 anos na cidade, a PC acredita que possa ter mais vítimas.

“Então fica o alerta para os responsáveis de menores ou não, que tenham sido alunos deste réu. A Polícia Civil está aqui para receber todas as informações, vamos efetuar diligências pra verificar a veracidade de qualquer denúncia. Quem não ficar a vontade para vir à delegacia, nós temos o canal 181, que é o disque denúncia, que assegura o anonimato, e as informações vão chegar pra gente do mesmo jeito”, conclui.