Programa gera oportunidade de renda para agricultores familiares do Vale do Jequitinhonha
Famílias fornecem uma grande variedade de produtos, como mandioca, cebolinha, abobora, feijão, alface, couve, cenoura e beterraba
Cento e setenta e quatro agricultores familiares dos municípios de Almenara, Felisburgo, Itaobim, Itinga, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia e Santo Antônio do Jacinto estão sendo beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As famílias foram selecionadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) e Emater-MG.
As famílias fornecem para o programa uma grande variedade de produtos, como mandioca, cebolinha, abobora, feijão, alface, couve, cenoura e beterraba. O contrato é anual e cada produtor deve receber um total de R$ 6.500,00.
Segundo a coordenadora Técnica da Emater-MG, Josilaine Ferreira Lopes, o PAA é fundamental para “incentivar a geração de renda na agricultura familiar e a inclusão produtiva”.
Participando pela primeira vez do PAA, o agricultor familiar Rogério Dias Paulista, do município de Almenara, já pensa em ampliar a produção de hortaliças. “Eu quero cultivar novas variedades”, diz.
Além de hortaliças, o produtor também fornece frutas como banana e acerola. Com o programa, Rogério conseguiu mais uma oportunidade de comercialização além da feira livre do município. “ Com o PAA, nós temos a garantia de venda de nossos produtos e uma renda extra”, afirma.
PAA
Criado em 2003, o PAA é uma ação do governo federal para fortalecer a agricultura familiar. O programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.
O programa é do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que adquiri os produtos e depois doa para as instituições cadastradas no programa, como escolas públicas, creches, asilos e instituições assistenciais.
Para a execução do PAA em Minas Gerais, o MDS conta com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário (Seda), Emater-MG e prefeituras.
As atribuições da Emater-MG no PAA são bem amplas e abrangem desde a assistência técnica, mobilização de agricultores, emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), orientação e elaboração de projetos até capacitação dos agricultores em boas práticas de produção.
Para aderir ao programa, os produtores devem apresentar, entre outros documentos, a DAP. Os interessados em fornecer alimentos para o PAA devem procurar o escritório da Emater-MG em seu município.