TSE cassa liminar que garantiu posse do prefeito de Timóteo e cidade terá eleições suplementares
Decisão foi tomada no começo da tarde desta quinta-feira (3); presidente da Câmara Municipal assume a prefeitura interinamente até a convocação de novas eleições.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou no começo da tarde desta quinta-feira (3) a liminar que permitiu a posse do prefeito de Timóteo, Geraldo Hilário (PP). Com a decisão do TSE, o presidente da Câmara Municipal, Adriano Costa Alvarenga (PMB), assume a prefeitura do município interinamente até a convocação das eleições suplementares.
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) afirma que ainda foi notificado da decisão do TSE, que ainda não foi publicada. Assim que receber a notificação, o TRE encaminhará a determinação para a Justiça Eleitoral de Timóteo, que solicita o afastamento do atual prefeito e a posse interina do presidente da Câmara até a convocação da nova eleição.
Geraldo foi eleito em 2016 com 11.572 votos, o que equivale a 25,59% dos votos dados aos candidatos ao cargo.
Segundo o TRE, ainda não há previsão de data para as novas eleições em Timóteo, que não deverão ocorrer na mesma data das eleições suplementares em Ipatinga, no dia 3 de junho, devido ao curto prazo de tempo. Na semana passada, o TSE também cassou a liminar da chapa de Sebastião Quintão (MDB) e Jésus Nascimento (PSDB) em Ipatinga.
Entenda o caso
Em dezembro de 2016 a candidatura de Geraldo Hilário foi cassada provisoriamente pelo TSE. A decisão havia levado em consideração o argumento de que ele ainda estava inelegível durante a última eleição devido à condenação por abuso de poder e captação ilícita de recursos para campanha eleitoral de 2008. Apesar disso, ele tomou posse como prefeito no dia 1º de janeiro de 2017 por meio da liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.
O G1 entrou em contato com a assessoria do prefeito Geraldo Hilário que informou que os advogados estão avaliando a situação e que ele se manifestará em uma coletiva de imprensa ainda nesta quinta.