O segundo encontro de capacitação do programa Conexão Educar, da Cemig, no Vale do Jequitinhonha reuniu 124 educadores de Pedra Azul, Santo Antônio do Jacinto, Curral de Dentro, Almenara, Salto da Divisa, Jordânia e Joaíma. Ministrado na sede da Superintendência Regional de Educação em Almenara, nesta quinta-feira (26/4), o evento foi aclamado por seu conteúdo e pelo formato de sua apresentação.

“As dinâmicas foram trazidas de forma criativa e atraente, o que facilita o nosso trabalho depois”, elogiou Rafael Madureira, professor de biologia da Escola Estadual Veríssimo Teixeira da Costa, de Curral de Dentro. “Gostei muito porque tocaram em tudo que trabalhei na minha disciplina neste semestre, sobre formas de gerar energias, prós e contras. Meus alunos fizeram maquetes para estudar isso”, acrescentou Hebert Macedo, professor de física da Escola Estadual Antônio Gomes, de Joaíma.

Neilton Bahia, agente de comercialização da Cemig em Almenara, destacou que a empresa é hoje a distribuidora de energia que possui o maior número de conexões de usinas de geração de energia solar no país e que as regiões Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha têm enorme potencial para expandir essa matriz energética. “Energia é importante e é um produto caro de gerar. Nós queremos que todos usem esse produto com eficiência, senão ele vai acabar”, argumentou.

A superintendente Regional de Ensino de Almenara, Juliane Meireles, destacou o poder da educação para a mudança de hábitos e para a preservação do meio ambiente. “Nós precisamos levar esses conhecimentos de eficiência energética aos alunos para que eles de fato comecem a mudança. Só assim será possível um mundo mais sustentável”, disse.

 

Próximos encontros

Na próxima semana o Conexão Educar realiza capacitações em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, e em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço.