O Município de Mata Verde completa 26 anos de emancipação em 27 de abril, oportunidade na qual a atual Administração Municipal - 2017/2020 - CUIDANDO BEM DA NOSSA GENTE - sob o comando do Prefeito Carlos Roberto Batista Santos, juntamente com o Vice-Prefeito Welton do Posto, demais autoridades locais, entrega importantes benefícios à população.

A data marca também um novo ciclo de progresso para a Terra do Café, como é conhecida Mata Verde, uma das cidades mineiras que mais tem se destacado no Estado, pela forma dinâmica com que é administrada, uma gestão pública considerada moderna e eficiente, exemplo para outros municípios.

O atual município surgiu em 1942 de um arraial fundado por Olímpio Cavassu, Clemente Macambira e por José Ferreira da Rocha, este último conhecido como José Trajano.

O local foi escolhido por ser um ponto estratégico para a extração da madeira, principal atividade econômica da região e recebeu o nome de Mata Verde, na época, devido à beleza das matas ali existentes.

O povoado desenvolveu-se passando a distrito e, em seguida, a município, em 1992, emancipando-se de Almenara.

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação Mata Verde ex-povoado, pela Lei nº 1039, de 12-12-1953, criado com terras desmembradas do distrito de Bandeira, subordinado ao município de Almenara.

Elevado à categoria de município com a denominação de Mata Verde, pela Lei Estadual nº 10704, de 27-04-1992, desmembrado de Almenara.

Sede no antigo distrito de Mata Verde. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Mata Verde, a Terra do café, fica localizado no Nordeste de Minas Gerais, na divisa com a Bahia. Sua localização é privilegiada pela proximidade de cidades importantes de ambos Estados, como Almenara (70 km) e Vitória da Conquista (125 km).

A economia da cidade é baseada no agronegócio, e a cafeicultura é a principal atividade. Além disso, o município tem se desenvolvido rapidamente, valorizando o comércio e os serviços locais.

São João:

A Festa de São João de Mata Verde é bastante conhecida na região, o que faz da cidade um destino concorrido no período das festividades juninas.

No mês de junho a cidade apresenta um clima muito agradável. O friozinho gostoso, um convite pra dançar um forró agarradinho em frente às fogueiras espalhadas pela cidade. Com certeza você será convidado a tomar um quentão e experimentar um caldo delicioso e quentinho, recém-saído do fogo.