A Cemig está instalando 28 religadores na rede de distribuição das regiões do Vale do Mucuri e Jequitinhonha. Cerca de R$ 1,4 milhão está sendo  investido na instalação desses equipamentos, que devem melhorar a qualidade do fornecimento de energia para os clientes da região. Além disso, os novos aparelhos  devem diminuir os custos com deslocamentos das equipes durante os serviços de manutenção.                                                                                                                                                                 

Um grande benefício da instalação desse equipamento é o aumento da flexibilidade operativa, o que proporciona redução do número de clientes atingidos nas interrupções e também redução do tempo médio de duração das interrupções. O número de faltas de energia percebidos pelo cliente também deve diminuir, já que nas redes  equipadas com o religador, quando há um toque de um galho, por exemplo, em vez de falta de energia, o que ocorre é uma religação automática (RA), mais conhecido como pique de energia, com duração de até três minutos.

Investimento em Alta Tensão

A ampliação da Subestação (SE) Araçuaí 1 trouxe uma grande melhoria para o sistema elétrico do Vale do Jequitinhonha.  Com a entrada em operação do novo transformador de 25 MVA de potência ocorrido no final de 2017, os clientes da região puderam perceber uma maior confiabilidade no fornecimento da energia, além de melhorias no níveis de  tensão.

Só nas obras de ampliação da subestação Araçuaí 1, a empresa investiu R$ 5,3 milhões e beneficiou diretamente 83 mil mineiros das cidades de Araçuaí, Coronel Murta, Virgem da Lapa, Jenipapo de Minas e Itinga, cujo fornecimento de energia é feito pela SE. Os empreendimentos de alta tensão oferecem infraestrutura para o crescimento econômico e social das regiões onde eles são implementados.