Governador Valadares comemora 80 anos com programação especial
Data está sendo celebrada deste o início do mês com atrações culturais, esportivas e religiosas; monumento que homenageia emigrantes foi inaugurado nessa segunda.
Governador Valadares, maior cidade do Leste de Minas, completa 80 anos de emancipação política nesta terça-feira (30) com uma vasta programação. Desde o início do mês, a data está sendo celebrada com diversas atrações culturais, esportivas e religiosas.
Nessa segunda, um monumento que homenageia os emigrantes foi inaugurado seguindo a tradição de erguer um símbolo comemorativo a cada duas décadas para homenagear os valadarenses que deixaram a terra natal, mas participam do desenvolvimento mesmo à distância.
A programação desta terça começou com Alvorada com a participação da Banda Lira 30 de Janeiro na Associação Santa Luiza, seguida de carreata pelas ruas da cidade.
História da Cidade
Antiga Figueira, distrito da cidade de Peçanha, a cidade foi emancipada em 1938. Nos primeiros anos, o local atraía grande fluxo de pessoas devido ao comércio de mica, madeira e pedras preciosas.
O desenvolvimento local se manteve contínuo até meados da década de 1960, quando a queda do comércio de mica e madeira representaram perdas econômicas para a população local. Paralelamente, começou fluxo migratório para os Estados Unidos. Os primeiros migrantes foram jovens de classe média que foram com fins de intercâmbio cultural. No entanto, a migração para a América do Norte se intensificou nas décadas de 1970 e 1980, desta vez por valadarenses que iam para arrumar trabalho e enviar remessas de dinheiro para seus familiares na terra natal, contribuindo com o desenvolvimento local.
Confira a programação desta terça-feira: