Foi publicado o Edital ProfEPT Exame Nacional de Acesso 1/2018, que oferta, gratuitamente, 820 vagas para o curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, distribuídas entre os Institutos Federais e o Colégio Pedro II, que integram a Rede Nacional do ProfEPT e são denominados de Instituições Associadas (IAs). O IFNMG, por meio do Campus Montes Claros, é uma delas. Vai ofertar no total 24 vagas, sendo 12 para servidores e 12 para ampla concorrência, respeitadas as cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas. Este é o primeiro Programa de Mestrado em Educação Profissional na área de abrangência do IFNMG. 

 

As inscrições poderão ser feitas de 15/02/2018 a 04/03/2018, exclusivamente, via internet, no Sistema de Inscrições, que será divulgado no site profept.ifes.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 70,00. Quem tem direito pode requerer isenção dessa taxa. O pedido deve ser feito com o preenchimento integral do Requerimento de Isenção entre os dias 15/02/2018 e 21/02/2018.

 

O curso

 

ProfEPT é um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, com um mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional, da área de Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. O mestrado é ofertado na modalidade semipresencial, ministrado pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e coordenado por um Comitê Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional.

 

As disciplinas obrigatórias que compõem o currículo do mestrado serão ofertadas na modalidade presencial, com carga horária de até 30% a distância. No IFNMG, as aulas acontecerão quinzenalmente nas quintas e sextas-feiras (manhã e tarde) no Campus Montes Claros. As demais atividades do curso poderão ter oferta presencial ou a distância, de acordo com a autonomia de cada uma das IAs que compõem a rede. A conclusão do mestrado está condicionada à apresentação e entrega de um produto educacional em Educação Profissional e Tecnológica, conforme definição da área de Ensino da Capes, e sua defesa em uma banca.

 

Processo de seleção

 

Não é necessário submeter projeto de pesquisa. O processo de seleção será por meio de provas de caráter eliminatório e classificatório que serão aplicadas no dia 15 de abril de 2018, no turno vespertino. A prova objetiva terá 30 questões. 

 

A questão discursiva exigirá a produção de um texto argumentativo, com extensão de até duas páginas (máximo de 60 linhas), adequado à situação enunciativa apresentada, observando em sua produção: a norma-padrão culta da língua portuguesa escrita; a qualidade e desenvolvimento argumentativo; e o uso adequado das referências, demonstrando domínio das bases conceituais em Educação Profissional e Tecnológica. O edital disponibiliza referências que versam sobre as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica.

 

A previsão é que as aulas comecem no segundo semestre de 2018, cabedo à cada instituição divulgar o período de matrícula e início do semestre específico.

 

Esclarecimento de dúvidas e mais informações também podem ser solicitadas através do e-mail [email protected]. No IFNMG, o coordenador do mestrado é o servidor Admilson Eustáquio Prates, com quem o candidato poderá obter, diretamente, mais informações. Seu contato é [email protected].

 

Clique aqui para acessar o Edital ProfEPT Exame Nacional de Acesso 1/2018.

 

Leia mais em: IFNMG comemora seu segundo curso de mestrado

 

Fique atento ao cronograma: