A eleição suplementar para escolha do prefeito e vice de Santa Cruz de Salinas, no Vale do Jequitinhonha (MG) foi marcada para o dia 4 de março e 4.442 eleitores devem voltar às urnas. A data foi definida pelo Tribunal Regional Eleitoral na sessão de julgamento dessa segunda-feira (22).

O candidato mais votado em 2016 foi Albertino Teixeira da Cruz (PSDB), porém ele não pode assumir porque segundo o TRE, quando foi prefeito da cidade, em 2015, Alberto teve as contas do convênio celebrado com o Ministério do Turismo rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União. O presidente da Câmara, Florecy Leandro da Silva (PP), responde pelo executivo municipal até a realização de novas eleições.

De acordo com o TRE, os partidos vão poder fazer as convenções para escolha dos candidatos entre os dias 24 a 29 deste mês. O prazo para entrega dos pedidos de registros à Justiça Eleitoral se encerra no dia 1º de fevereiro e os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral a partir do dia 2. A diplomação do prefeito e vice deve ocorrer até o dia 23 de março.

Funcionamento do cartório

O TRE informou que o cartório eleitoral de Medina, responsável por Santa Cruz de Salinas, vai funcionar em regime especial a partir do dia 1º de fevereiro até a proclamação dos candidatos eleitos. O atendimento será das 12h às 19h nos dias úteis e das 13h às 19h aos sábados, domingos e feriados.