Abastecimento de água é cortado em Ponto dos Volantes e Itaobim após acidente com carreta de produtos químicos
Veículo tombou na BR-116, na quinta-feira (4), e parte da carga química derramou no Rio São João; Copanor informou que não há previsão de retomada do abastecimento.
Os moradores das cidades de Ponto dos Volantes (MG) e Itaobim (MG), no Vale do Jequitinhonha, estão com abastecimento de água interrompido desde essa quinta-feira (4) devido a uma contaminação em um dos afluentes que fazem o abastecimento nessas localidades, o Rio São João. O corte da água foi feito depois que uma carreta que transportava produtos químicos tombou na BR-116 e parte dos produtos escoaram até o rio.
Segundo o último levantamento do IBGE, juntas, as duas cidade somam cerca de 30 mil habitantes. A Copanor, empresa responsável pelo abastecimento, não confirmou se todos os moradores foram afetados com a interrupção da água.
Segundo a Copanor, a interrupção emergencial foi feita por se tratar de produtos desconhecidos e não há previsão de retomada do abastecimento. A empresa realiza análises da água para saber quais os tipos de tratamentos podem ser realizados para garantir a qualidade da água oferecida.
Enquanto o abastecimento não é retomado, as prefeituras das cidades afetadas orientam os moradores que economizem água até que seja normalizado o sistema. Captações alternativas, como poços artesianos e caminhões pipas, serão disponibilizados, caso a água dos reservatórios não seja suficiente.
A Polícia do Meio Ambiente de Itaobim compareceu no local e informou que ações estão sendo tomadas pra alertar a população a não tomar banho, atravessar o rio e nem utilizar a água contaminada até que as análises sejam disponibilizadas.
Uma equipe do Núcleo de Estudos Ambientais (NEA), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais, foi acionada e deve chegar ainda nesta sexta-feira (5) para realizar análises dos produtos que contaminaram o rio e posicionar um parecer sobre as medidas que serão tomadas para normalizar a situação do afluente.
Até a publicação desta matéria, o G1 não conseguiu contato com a Polícia Rodoviária Federal para esclarecer mais detalhes sobre o acidente.
Fonte:
G1
Compartilhar: