Chuva de 131 milímetros deixa marcas no Vale do Jequitinhonha
O Instituto de Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu no dia (7/12/2017) um alerta laranja para as regiões do Vale Do Mucuri, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Vale Do Rio Doce, Jequitinhonha, Metropolitana de Belo Horizonte, Norte Mineiro, Oeste Mineiro, Sul/Sudoeste Mineiro e Noroeste Mineiro. O aviso informava sobre o risco de chuvas intensas e granizo, com a possibilidade de queda de árvores, alagamentos, risco de corte de energia elétrica e estragos em plantações.
A cidade de Almenara, que apareceu na lista das cidades em alerta, choveu, na noite desta terça-feira, 12, cerca de 130 milímetros, deixando a cidade alagada. Algumas casas foram tomadas pelas águas. Em outras regiões da cidade as ruas ficaram totalmente intransitáveis. Por falta de um plano diretor e de planejamento das gestões anteriores, a cidade cresceu de maneira desordenada.
A cidade não conta com um sistema adequado de drenagem de água pluvial. Aliado a isso, a população ainda continua jogando lixo nas ruas sem nenhum cuidado. Fatores que contribuem no entupimento das poucas tubulações existente, e, consequentemente, provocam alagamentos em tempos de chuva.
Caberá atual gestão fazer um levantamento dos pontos críticos da cidade e criar normas de crescimento urbano a fim de evita que casas sejam construídas de maneira impróprias e em lugares impróprios. Só assim este antigo problema será definitivamente resolvido.
INMET publicou outro aviso de fortes chuvas. A previsão é de 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Tempo deve permanecer chuvoso até o quarta-feira, 20 de dezembro.
(Almenara e demais cidade estão sobre alerta laranja)