Indígenas bloqueiam trecho da BR-116, em Governador Valadares, em protesto contra coordenador de saúde
Manifestantes afirmam que atual coordenador não possui conhecimento sobre saúde indígena; rodovia ficou parada por cerca de duas horas nos dois sentidos.
Grupos indígenas interditaram a BR-116 na tarde desta terça-feira (7) em Governador Valadares. Segundo a PRF, o protesto durou cerca de duas horas e provocou congestionamentos de aproximadamente dois quilômetros nos dois sentidos.
Os manifestantes protestaram contra a nomeação de um novo coordenador para a Secretaria Especial de Saúde Indígena. Segundo eles, o atual nome designado para o cargo não possui nenhum conhecimento sobre a saúde indígena, e por isso eles desejam o retorno do antigo coordenador.
Na segunda-feira (6), o grupo já havia protestado ocupando a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) em Governador Valadares.
“Tem que continuar o que nós temos há quatro anos. É uma coordenação que estava dando certo para nós, mas o ministro não está entendendo isso. O antigo coordenador trabalhava com transparência e essa é a melhor forma”, afirmou Roberto Tupinikim, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena.
As pistas foram liberadas por volta das 17h, sem incidentes registrados, segundo a polícia.
O que diz o Ministério da Saúde
O G1 procurou o Ministério da Saúde, que informou que um decreto de 2005 permite que o Executivo nomeie cargos de livre provimento, o que se aplica o que se aplica aos coordenadores distritais de saúde indígena. O órgão disse ainda que reuniões estão sendo realizadas com essas comunidades para tratar das questões reivindicadas pelas lideranças locais.