Governador Valadares recebe exposição que conta o desastre da barragem em Mariana; tragédia completa dois anos
Exposição, com 19 telas, apresenta o olhar do artista Marcos de Paula sobre as consequências do rompimento da barragem de Fundão.
Governador Valadares (MG) recebe a partir desta terça-feira (31) uma exposição de arte que relata o percurso da lama de rejeitos do desastre ocorrido na barragem de Fundão, em Mariana (MG), ocorrido em novembro de 2015; Valadares escolhida para receber a exposição por ter sido uma das mais afetadas com a queda da barragem.
Ao todo, 19 telas fazem parte da exposição, denominada “Tragédia ambiental de MG e ES”. Todas as peças são produzidas a óleo, no estilo impressionista, e apresenta o olhar do artista Marcos de Paula sobre as consequências do rompimento da barragem da Mineradora Samarco, que prejudicou várias cidades por onde o Rio Doce passa, entre Minas Gerais e o Espírito Santo
Exposição
Para a curadora da exposição, Bethânia Jersey, as obras trazem uma reflexão para o acontecimento que teve um grande impacto humano e ambiental.
“A arte, através de suas múltiplas formas, pode registrar os acontecimentos que nos afetam, seja para o bem ou para o mal. Geralmente está associada a algo que nos dá prazer, ao belo. Contudo, muitos artistas também usam para expressar inquietações ou algo que nos gera desconforto. A proposta da exposição é uma reflexão sobre o desastre, sob a perspectiva artística, e regista em suas telas esta tragédia humana e ambiental que afetou profundamente os estados de Minas Gerais e Espírito Santo”.
A exposição ficará aberta para os visitantes no Centro Cultural Nelson Mandela até o dia 30 de novembro, de 7h30 às 19h, e a entrada é gratuita.