O ex-presidente Lula visita Araçuai, no Vale do Jequitinhonha, nesta quarta-feira (25),  no terceiro dia da  programação da Caravana Lula em Minas Gerais, iniciada na segunda-feira, em Ipatinga, no Vale do Aço, com a presença da ex-presidente Dilma Rousseff e do governador Fernando Pimentel. Os dois foram à abertura mas não está confirmada a participação em outros atos. A presença de Dilma e Pimentel está prevista no fechamento da caravana em Belo Horizonte.  Lula nega que a caravana seja propaganda eleitoral antecipada mas apenas uma oportunidade para conversar com o povo.

Em Ipatinga, o ex-presidente foi questionado sobre como convencer os mineiros a votarem novamente no PT se investimentos importantes no Estado não foram realizados nos 13 anos de gestão do partido. Esquivou-se na resposta. “O mineiro é o povo com a maior inteligência política do Brasil e ele vai saber valorizar os avanços sociais que conquistamos no nosso governo”,disse Lula.

De acordo com a PM, a caravana Lula foi recepcionada na Praça dos Três Poderes, por não mais que duas mil pessoas. Muito pouco para o outrora reduto petista no Vale do Aço, apesar da ampla divulgação nacional do evento.

 

EM ARAÇUAI

A chegada de Lula na praça do Mercado está prevista para as 18 horas, onde está sendo montada  a estrutura para recebe-lo. As despesas estão sendo pagas pelo PT  Estadual.

Um dirigente regional da CUT- Central Única dos Trabalhadores- ligada ao PT, informou que a entidade está enviando bandeiras e camisetas.

Em Araçuai, grupos contrários ao ex-presidente organizam uma manifestação pacífica. A convocação está sendo feita pelas redes sociais. “ Não queremos confusão nem provocação, mas apenas protestar, colocar nossa opinião contrária à esta roubalheira e mostrar que Lula é o chefe dessa quadrilha mafiosa”, disse um dos organizadores.

Lula vai pernoitar em Araçuai e na manhã seguinte- quinta-feira (26) participa de uma homenagem no IFNMG- Instituto Federal Norte de Minas Gerais.

“ A gente não pode achar normal que se conceda em uma escola,  uma honraria a uma pessoa que está sendo investigada pela polícia federal por crimes de corrupção.Criminoso não merece título, merece sentença", desabafou um jovem que participara do movimento Fora Lula.

Para ele, a iniciativa tira a credibilidade da Instituição que o concede, tendo em vista o homenageado.” Denigre os professores que lá lecionam assim como os alunos- a maioria jovens e adolescentes-  obrigados a reverenciar uma pessoa investigada por tantos crimes”, acrescentou o jovem.

De Araçuai, Lula segue para Salinas, Montes Claros e  Belo Horizonte, onde está prevista uma manifestação na praça da Liberdade.

ADIADO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu mudar a data do depoimento que impediria o ato de encerramento de sua caravana por Minas Gerais, marcado para a próxima segunda-feira (30), em Belo Horizonte. O pedido da defesa do petista foi aceito pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília.

A oitiva, sobre supostas irregularidades na negociação de 36 caças e na prorrogação de incentivos fiscais para montadoras, foi remarcada, segundo o Instituto Lula, para 3 de novembro, às 10h, em Brasília. Na ação, resultante da Operação Zelotes, Lula é acusado de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa