PM apreende cerca de 80 caixas de cigarros contrabandeados em Governador Valadares
Ação foi motivada por denúncia da mulher do suspeito, que foi ameaçada de morte pelo marido; foram apreendidos cerca de 40 mil maços sem nota fiscal.
m homem de 44 anos foi preso em Governador Valadares (MG), após ser encontrado com ele cerca de 40 mil maços de cigarros sem nota fiscal e armas de fogo; a prisão ocorreu neste domingo (23).
Segundo a Polícia Militar, a esposa do suspeito, uma mulher de 40 anos que está em processo de separação, procurou o órgão para relatar que havia sido agredida e ameaçada de morte pelo marido, e que temia ser morta, pois o homem possuía arma de fogo.
Devido à denúncia, os militares se deslocaram para a chácara onde o casal mora. Ao perceber a presença dos policiais, o homem entrou em um chalé e tentou esconder um revólver calibre 38 e uma espingarda, mas os militares encontraram as armas depois que o suspeito abriu o portão.
Durante a ocorrência, os policiais foram informados da participação do suspeito na distribuição de cargas de cigarros contrabandeados na região. Foram feitas buscas na propriedade sendo encontrado um veículo com placa de Belo Horizonte. Dentro dele havia grande quantidade de caixas de cigarro de marca pouco comercializada no país. Ao ser questionado sobre a nota fiscal dos produtos, o homem disse que não tinha.
Ainda de acordo com a PM, durante as buscas também foram localizadas mais caixas de cigarro embaixo de um quiosque. Também foi encontrado no chalé um compartimento de madeira no qual havia R$ 3.086 em dinheiro e mais R$ 16.800 em cheques de diferentes valores e dentre eles de alguns estabelecimentos comerciais da cidade.
No mesmo chalé foi encontrado um cofre, cuja senha o suspeito não revelou, motivo pelo qual o objeto foi apreendido para averiguar se há material ilícito dentro dele. Também foi apreendido o veículo no qual parte das caixas de cigarro estavam.
Investigação
O material apreendido foi entregue à delegacia da Polícia Federal. De acordo com a PF, foram apreendidas cerca de 80 caixas de cigarro, sendo que cada caixa continha 50 pacotes, e cada pacote possuía 10 maços, totalizando cerca de 40 mil maços de cigarro.
Segundo Pedro Mendes, delegado responsável pela ocorrência, até então o suspeito não era investigado, mas agora a PF irá averiguar a relação dele com os emissores dos cheques encontrados.
“À princípio não se pode afirmar que estes cheques, emitidos por pessoas físicas e jurídicas, foram para o suspeito diretamente, porque existe a possibilidade de ter sido dado a outra pessoa e então passado para frente. Pode ter relação ou não com o contrabando, vamos chamar essas pessoas e indagar a relação com o suspeito”, explicou o delegado.
O suspeito foi encaminhado ao presídio de Governador Valadares.