As primeiras quatro crianças vítimas do ataque a creche Gente Inocente, em Janaúba, na Região Norte de Minas Gerais, chegaram no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. Elas foram transferidas em três aviões para a capital mineira. Pelo menos mais dois pacientes devem ser encaminhados para a unidade de saúde nesta quinta-feira.As aeronaves deixaram Janaúba no meio da tarde e pousaram no Aeroporto da Pampulha, na capital mineira, por volta das 18h. De lá, os pacientes foram encaminhados para o Hospital João XXIII. A primeira criança chegou na unidade de saúde às 19h25 em um helicóptero. A segunda, foi para o local em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 10 minutos depois.

As outras duas chegaram minutos depois. Equipes do setor de queimados do Hospital já aguardavam os pacientes na porta da unidade de saúde. Todas as crianças foram encaminhadas para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com o gerente assistencial do Hospital João XXIII, Marcelo Lopes Ribeiro, são aguardados 16 pacientes, sendo 14 crianças e dois adultos, todos entubados. “Foi assinado o protocolo de catástrofe que permite rápido remanejamento de pacientes. Com isso abriram-se nove leitos”, explicou. 

Dos quatro pacientes que já chegaram na unidade de saúde, dois são meninos e dois meninas. Um menino de 8 anos está no bloco cirúrgico com 80% do corpo queimado. Uma menina de 4 anos está com 35% queimado e as vias aéreas queimadas, também passa por cirurgia. A outra menina, também de 4 anos, e o menino de 3 anos, tiveram queimaduras nas vias aéreas. Os dois foram levados para o CTI pediátrico. Segundo Marcelo, no hospital existe uma área de catástrofe para situações como esta e uma estrutura com assistentes sociais e psicológos foi montada para receber pais e responsáveis pelas crianças.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas crianças ainda devem ser transferidas na noite desta quinta-feira. Uma aeronave já está à caminho do Aeroporto da Pampulha com pelo menos uma das vítimas.

Crime premeditado

Os primeiros levantamentos da Polícia Civil para tentar desvendar o ataque contra a creche Gente Inocente, em Janaúba, na Região Norte de Minas Gerais, nesta quinta-feira, mostram que o crime foi premeditado. Galões de combustíveis foram encontrados na casa do vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos. Segundo a corporação, era portador de doenças mentais e obcecado por crianças. Ele também pode ter escolhido a data, pois o pai do funcionário morreu exatamente há três anos. Por isso, avisou aos familiares que ''daria um presenta a todos, se matando em breve''.