Nesta terça-feira, 26, os povos do Vale do Jequitinhonha deram mais um passo para a concretização de um sonho e conquista de uma luta de décadas: a massa asfáltica começa, enfim, a ser aplicada na LMG 677. O trecho de cerca de 42 quilômetros liga o distrito de Ijicatu, em José Gonçalves de Minas, ao município de Virgem da Lapa, passando pela comunidade de Lelivéldia, localizadas na região do Médio Jequitinhonha.

 A LMG 677 é uma estrada de suma importância para o desenvolvimento do Vale. Apesar de ser a principal ligação entre a região do Alto Jequitinhonha e Porto Seguro, na Bahia, sempre foi tratada com muito descaso por parte dos órgãos responsáveis. A falta de pavimentação continuamente trazia grandes prejuízos para os moradores, sobretudo, os que vivem às margens da estrada. Os principais deles são o grande índice de doenças respiratórias causadas pela grande quantidade de poeira levantada com o tráfego dos veículos e os inúmeros acidentes de trânsito, ocasionados pelas péssimas condições da estrada e que, infelizmente, fizeram muitas vítimas. Nos períodos de chuva, o transtorno também era grande, desta vez, por causa da lama. 

 Durante muito tempo, muitas promessas de que a estrada, enfim, seria asfaltada foram feitas, reacendendo a esperança do povo. Mas foi necessário que o nosso tão castigado Vale do Jequitinhonha tivesse, de fato, um representante que entendesse das necessidades e desejos de seu povo para que elas recebessem a devida atenção e pudessem, enfim, se concretizarem. O deputado estadual Dr. Jean Freire, único representante de fato do Vale do Jequitinhonha na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, utiliza a estrada todo fim de semana ao vir para o Vale e ao voltar para a capital. Assim como ele, pacientes em estado grave que precisam de tratamento médico e estudantes das cidades do interior que estudam na UFVJM, em Diamantina, também utilizam diariamente a estrada.

Por conhecer e sentir na pele as dificuldades de quem precisa usar a LMG 677, Dr. Jean se empenhou desde o primeiro momento para que o asfalto se tornasse uma realidade. Foram inúmeras reuniões com representantes de órgãos responsáveis, secretários de Estado e  audiências públicas, inclusive no Congresso Nacional, para tratar sobre o tema, no intuito de sensibilizar e pressionar o governo quanto à importância e urgência da obra. Tanto esforço valeu a pena e, agora, os povos do Vale têm um motivo a mais para acreditar no trabalho de Dr. Jean Freire e também do governador, Fernando Pimentel, que se sensibilizou com a questão e atendeu este que era um dos maiores anseios do povo do Vale do Jequitinhonha.

 Entretanto, um dos componentes mais importantes desta luta, sem dúvidas, foi a organização e mobilização constantes do povo. “Os movimentos sociais, sindicatos, coletivos e associações tiveram um papel de fundamental importância nessa luta”, reconhece Dr. Jean Freire. Foi através de muita organização, mobilização e pressionando o governo, as representações políticas regionais e os órgãos responsáveis que esses movimentos protagonizaram, junto com o deputado, esta conquista histórica. “O povo é o componente principal  na construção de políticas públicas e na conquista de melhores condições para todos e todas. Juntos nós somos mais fortes”, finalizou

Obra de Estrada em Minas Gerais, trecho Virgem da Lapa a Ijicatu