Dezenas de pescadores e seus familiares fizeram protesto na linha férrea nesta segunda-feira (25) em Governador Valadares (MG). O grupo cobra reajuste do valor do auxílio financeiro oferecido pela Fundação Renova como compensação emergencial pelos danos provocados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em 2015, fato que contaminou o Rio Doce e interrompeu a atividade profissional que era exercida pelos pescadores.

Segundo os manifestantes, outros bloqueios foram montados ao longo da linha férrea em outras cidades, como Tumiritinga e João Neiva (ES). Além de aumentar o valor do auxílio oferecido pela Renova, eles reclamam da falta de garantias de que essa ajuda vá continuar por todo o tempo necessário até que o Rio Doce esteja completamente recuperado e possa novamente seja utilizado para a pesca profissional.

Em agosto, o grupo já havia feito protesto parecido, bloqueando a Estrada de Ferro Vitória a Minas durante boa parte do dia; no protesto desta segunda-feira não foi necessária a paralisação da linha férrea.

Modo de vida comprometido