Municípios participam de capacitação da Assistência Social em Almenara
A cidade de Almenara foi sede do curso de capacitação oferecido aos gestores da Assistência Social da região pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). Cerca de 40 pessoas de 17 municípios participam da etapa de formação através do curso de Vigilância Socioassistencial.
A abertura aconteceu na sexta-feira, 14 de junho, com a presença do diretor regional da Sedese, Fernando Almeida e de Sérgio Augusto Alves de Oliveira, supervisor de Campo da Sedese,. Evento foi realizado no prédio da Unimontes.
Segundo Fernando, diretor regional da Sedese, através desse processo de capacitação, os profissionais adquirem os conhecimentos necessários para ampliar e aperfeiçoar a execução das políticas assistenciais nos municípios. “Esses profissionais voltam para suas cidades capazes de fazer interferências nas exclusões e nas dificuldades e, nesse sentido, trabalhar o aprimoramento da gestão municipal”, afirma.
É através da capacitação e da melhor eficiência das ações locais que é possível resistir ao que os participantes chamaram de “desmonte das políticas públicas assistenciais”. “Sempre serão os mais pobres, os que estão à margem, que vão pagar as contas das crises criadas pelas próprias elites”, apontou Sérgio Augusto
O combate à exclusão acontece por meio do fortalecimento da assistência social: nosso enfrentamento acontece através da entrega de serviços, da capacitação e de leis que nos amparem no projeto de fortalecer a assistência social como política de Estado. Por esses motivos, afirmou ser importante a discussão do tema da vigilância, “podemos conhecer melhor o nosso trabalho, através de um importante instrumento de gestão”.