Farmácia Popular do Brasil fecha as portas em Ipatinga
A Farmácia Popular do Brasil tinha por objetivo oferecer medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma. Os demais remédios poderiam ser comprados com até 90% de desconto
A unidade da Farmácia Popular do Brasil (FPB) de Ipatinga, que funcionava no número 103 da avenida João Valentim Pascoal, no Centro, encerra suas atividades na próxima segunda-feira (31). O fechamento decorre da decisão do Ministério da Saúde (MS), em março deste ano, pelo fim do repasse financeiro para manutenção das unidades da rede própria do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), assim como o fim da operacionalização das unidades pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que seria oneroso e contraproducente.
A Farmácia Popular do Brasil tinha por objetivo oferecer medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma. Os demais remédios poderiam ser comprados com até 90% de desconto.
Ainda no final do mês de abril, ao ser recebido em Brasília pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, o prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, já manifestava sua preocupação com o anúncio do fechamento da rede própria do programa Farmácia Popular. Na ocasião, o ministro informou que a medida era irreversível, assegurando, no entanto, que os recursos economizados seriam repassados aos municípios para a compra de medicamentos.