Minas Gerais consegue manter 85 municípios na área da Sudene
As cidades do semiárido tem direito a uma série de benefícios e auxílios financeiros. Estudo do governo federal pretendia retirar 50 cidades dessas condições- a maioria, localizada nos Vale do Jequitinhonha e Mucuri-
Em mais uma queda de braço com o governo do presidente Michel Temer (PMDB), Minas Gerais conseguiu evitar a retirada de 50 municípios mineiros da área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Com isso, o estado continua com 85 cidades- a maioria no Vale do Jequitinhonha- incluídas nos critérios que dão direito a participar de uma série de programas federais de auxílios financeiros.
A decisão foi tomada na reunião dessa quinta-feira (27) do Conselho Deliberativo (Condel) da Sudene. A proposta de retirar as cidades de Minas da Sudene foi feita em um relatório elaborado por um grupo de trabalho interministerial do governo federal.
Criado para propor critérios técnicos e científicos para delimitação do semiárido brasileiro e revisar a abrangência da Sudene, o colegiado indicou a exclusão de 50 dos 85 municípios mineiros, mantendo apenas 35 dentro do programa de atenção especial.
Fonte:
Em
Compartilhar: