Como reflexo dos grandes desafios enfrentados na área da Saúde em todo o território nacional, os municípios brasileiros, principalmente os menores, tende a sofrer ainda mais. A grande demanda não é devidamente atendida e uma enorme fila se forma em torno do sistema. Isso não foi diferente nas cidades do Vale do Jequitinhonha. Com o  hospital Deraldo Guimarães sofrendo por falta dos repasses financeiros por parte do Estado, a Saúde na região vive à beira do caos.

Para dar fim a todo este sofrimento, prefeituras da região, desde o início deste ano, vêm buscado soluções para que todos sejam atendidos de maneira satisfatória. E a grande solução encontrada foi à criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Almenara - CISRAL, que será formado por cinco cidades da região. O consórcio permite racionalizar a utilização de recursos destinados a equipamentos, recursos humanos, instalações hospitalares, centros de especialização, transporte em saúde, executar, em conjunto, os procedimentos de média e/ou alta complexidade com objetivo de melhorar a qualidade e o acesso da população no atendimento na área de saúde, complementando as necessidades dos Municípios, principalmente os pequenos.

As cidades de Almenara, Divisopolis, que deverá confirmar a participação a sim que for aprovado projeto na Câmara Municipal da cidade, Mata Verde, Joaíma e Palmópolis, ainda neste ano, dispensarão cerca de R$ 2.800,00 milhões de reais para custeio inicial do consórcio que será inaugurado até o dia 10 de agosto. Assim, todas estas cidades envolvidas, darão um enorme passo em relação à Saúde de cada município. Segundo o secretário de Saúde, Leandro Brito de Andrade, a cooperação entre estes municípios permitirá que a oferta aumente e o custo diminua consideravelmente. Além é claro, agilizará o entendimento e diminuirá as longas filas de espera.  Ainda segundo o secretário, cirurgias que antes levavam anos para serem realizadas, com a criação do consórcio poderão ser feitas em semanas.

O prefeito de Almenara, Ademir Gobira, se mostra otimista com este grande passo dado em prol cidade de Almenara. Para o prefeito, este grande avanço, nunca visto na região, irá desafogar de uma vez por todas a grande espera por atendimento, além de dar condições de atender a casos mais complexos e mais caros. Ademir espera ainda que Almenara se torne referência regional no atendimento a Saúde, atraindo mais e mais consorciados. “Um Novo Tempo e Uma Nova História deixaram de ser apenas um slogan da administração e passou a ser uma realidade em Almenara”, afirma o prefeito.

O prefeito de Mata Verde, Roberto Batista, quem vem fazendo um excelente trabalho no município, afirma que este consórcio é sem dúvida um dos maiores avanços na história da cidade. Ainda segundo Roberto, muitas outras conquistas virão como resultado de uma administração voltada a cuidar de cada mataverdense indistintamente. “Cuidar da nossa gente com respeito e muito amor é uma das minhas principais metas como prefeito. Não medirei esforços para que todos sejam dignamente tratados e respeitados nesta cidade”, afirma Roberto.