Dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho apontaram que nos últimos 12 meses, 2.259 postos de trabalho foram fechados em Ipatinga, cidade considerada como principal motor econômico da região leste do estado; foram 25644 demissões contra 23385 contratações, o que representa uma variação negativa de 3,82%. Os dados mostram que a construção civil representou o setor com maior baixa, com 762 postos de trabalho que deixaram de existir.

Os dados do Gaged mostram ainda um desempenho particular de cada setor da economia, e nele mostra que ainda existe queda na geração de emprego, que não é exclusividade da construção civil, uma vez que a indústria teve uma variação negativa de 4,31% e o comércio de 3,45%.

O setor agrícola foi o único que apresentou melhora, 0,94%, porém, por se tratar de uma cidade industrial, o setor não tem peso na balança negativa, e segundo especialistas, esse aumento pode ser representado apenas um posto de emprego criado. Os dados consolidados divulgados nessa sexta-feira (21) foram computados de junho de 2016 a junho de 2017.