Do total da população mineira que se encontra em situação de extrema pobreza, 45% residem no meio rural e se concentram nas regiões Norte e Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diante da situação, o Governo de Minas Gerais estima investimentos de cerca de R$ 216 milhões neste ano para o enfrentamento da vulnerabilidade social nestas regiões, mais que o dobro de recursos aplicados em 2016.


Os números foram anunciados na noite dessa quarta-feira (17/5), em Almenara, durante a apresentação territorial do projeto Sementes Presentes - Alimento e Trabalho no Campo, um dos três eixos da Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo - Novos Encontros, coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).


Estão previstas 27 ações, voltadas para a população do campo de 158 municípios, nos cinco territórios prioritários: Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri, Norte e Vale do Rio Doce. As ações que integram a estratégia são executadas por 11 secretarias de Estado e conta com a parceria de oito entidades.


"Sabemos que os núcleos de extrema pobreza ainda se concentram no campo e que as desigualdades regionais constituem um traço marcante em Minas Gerais", reconhece a assessora de gabinete da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Aidê Cançado Almeida.


Entre as ações desenvolvidas apenas no Baixo e Médio Jequitinhonha está o repasse de recursos do Programa Garantia Safra para cerca de 5 mil famílias que tiverem perdas de mais de 50% da safra em decorrência da seca, a reforma de escolas da rede estadual, instalação de poços artesianos energizados, entre outras. Os investimentos previstos no território são de cerca de R$ 35 milhões.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, ressalta que o atual Governo se destaca pelas pequenas entregas. "Apesar das dificuldades, estamos colocando a casa em ordem. Não vamos fazer obras bilionárias como a Cidade Administrativa, mas vamos realizar pequenas entregas, que efetivamente mudem a vida das pessoas", diz..


O prefeito de Almenara, Ademir Costa Gobira, destaca a importância da presença do Estado no Vale do Jequitinhonha. "Temos que valorizar esse modo de governar, de ouvir as pessoas e investir nas regiões que mais precisam", afirma.

Circuito Alimentação
A apresentação do projeto Sementes Presentes aconteceu no encerramento do primeiro dia de oficinas do Circuito Alimentação, que contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre agricultores familiares, gestores da educação e extensionistas rurais, representando 27 municípios da região de Almenara.


O projeto do Governo de Minas Gerais é uma ação conjunta das secretarias de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) e de Educação (SEE), Emater-MG e com apoio da Fetaemg e das Secretarias de Estado de Governo (Segov), Planejamento e Gestão (Seplag) e Desenvolvimento Social (Sedese).


O objetivo do programa é ampliar o acesso da agricultura familiar aos diferentes mercados institucionais púbicos, (escolas, hospitais, órgãos da administração direta, etc), com ênfase no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que determina que 30% das compras de alimentos do setor público sejam de produtos da agricultura familiar.


O Circuito Alimentação faz parte do projeto de inclusão produtiva Sementes Presentes - Alimento e Trabalho no Campo, que atuará nos cinco territórios, compondo a Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo - Novos Encontros.