Cinco agências dos Correios terão suas atividades encerradas no Vale do Aço. A unidade do Shopping do Vale que substituiu a existente no bairro Horto, em Ipatinga, será fechado no dia 28 de abril. Já a do bairro Veneza, em Ipatinga, fecha as portas no dia 31 de maio; a do bairro Bom Jardim deve operar até 30 de outubro. Em Coronel Fabriciano, o funcionamento no posto do Caladinho será encerrado no dia 30 de junho e o do distrito de Melo Viana em 31 de outubro. Os Correios têm passado por grandes reformas político-administrativas nos últimos anos. Com a nomeação de Guilherme Campos para a presidência da estatal, feita pelo então presidente interino Michel Temer (PMDB), esta situação se intensificou. Em março deste ano, foi anunciado o projeto de fusão de agências em todo o país, em nome da redução de custos da empresa. No mês passado, a estatal contava com 6.500 agências em todo o território nacional, além de 1.000 franqueadas.

Com o programa, 250 agências deverão ser fechadas, em municípios com mais de 50 mil habitantes, nas cinco regiões do Brasil. Só em Minas Gerais, 31 agências terão as portas fechadas até novembro deste ano.

No Vale do Aço, um estabelecimento da empresa já foi fechado, o localizado em Cachoeira do Vale, distrito de Timóteo.

A empresa ainda informa que “a relação de agências divulgada teve base em estudos que indicaram a superposição de unidades em municípios com mais de 50 mil habitantes”. Com a nova política adotada este ano, as lojas próprias da estatal serão substituídas, aos poucos, por postos terceirizados. 

No site dos Correios, os clientes poderão consultar qual agência ficará responsável pelo atendimento em cada cidade. Em nota, os Correios destacam ao DIÁRIO DO AÇO que “o projeto busca tornar a rede de atendimento mais eficiente e melhorar a prestação de serviços à população. A implantação das mudanças está sendo realizada de maneira gradual para minimizar os impactos aos clientes com as adequações”, conclui a nota.