Itamarandiba: Avançam negociações para implantação de Distrito Industrial
Reunião entre ACIAI/CDL e Prefeitura Municipal marca início das ações para implantação do Distrito Industrial da cidade.
Itamarandiba-MG.
Crescimento econômico e diversificação das atividades apontam para a urgência do zoneamento de uma área industrial na cidade. Entre 2005 e 2010, a economia local cresceu mais de 140% e hoje já são cerca de 600 estabelecimentos comerciais/industriais no município, de acordo com o IBGE
. No entanto, a proximidade e convivência da população com estabelecimentos produtores nem sempre é a mais saudável ou recomendável e acaba por afetar prejudicialmente a qualidade de vida das pessoas, ante a falta de planejamento entre áreas residencias e industriais.
É por esta e outras razões, que a Associação Comercial realizou reunião junto a municipalidade e empresários, no último dia 03/12, para lançamento do projeto que dá o ponta pé inicial para a instalação definitiva do Distrito Industrial de Itamarandiba. Na reunião,o prefeito da cidade, Sr. Erildo Gomes, recebeu por parte da Associação Comercial documentação que apresenta o projeto, bem como o plano de ações e cooperação para sua instalação. A previsão é o que o distrito ocupe uma área de 23,94 ha, nas proximidades do trevo na BR-451 (Itamarandiba/Coluna/Senador Modestino Gonçalves), e o lote padrão deverá ter em média 1000 metros quadrados.
Empresários já manifestaram interesse em adquirir lotes para investimento.
O planejamento de área industrial na cidade atraiu a atenção de empreendedores de diversos seguimentos que já manifestaram o interesse na aquisição de lotes para implantação e expansão de suas atividades. A capacidade de resposta a investimentos e as perspectivas de crescimento da localidade contribuem para uma ambiência de atratividade e segurança ao investidor. De acordo com dados da ACIAI/CDL, 44 empresas manifestaram interesse em adquirir áreas no Distrito Industrial, são empresas ligadas destacadamente ao setores madereiro, cerâmico, alimentício e à prestação de serviços de mecânica pesada. Ainda, de acordo com dados da associação, o processo de implantação dos empreendimentos deve seguir o manual de normas técnicas para implantação de empresas em distritos industriais desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais -CODEMIG.
Para saber mais sobre o projeto contate a ACIAI CDL ou clique aqui.