O Presidente da Câmara Municipal de Almenara, Geraldo Antônio Tadeu Fonseca (Dino Fonseca), cancelou a reunião ordinária desta segunda-feira, 19, por falta de quórum. Sete dos treze vereadores não compareceram dentro do horário tolerável. Durante a reunião seria votado dois projetos de lei que vem sendo muito questionado por oposição e por parte da população almenarense.

A câmara colocaria em votação a emenda ao projeto de Lei Orçamentária de 2016, que possibilita o uso de verbas suplementares, tal como apresentado pelo Chefe do Poder Executivo, no valor de 10%. A vereadora, Márcia Rodrigues, que é totalmente contraria a tal projeto, apresentou, de maneira informal, uma emenda parlamentar que fixa a autorização em 7,0%.

Sobre este mesmo projeto, que autoriza o executivo a fazer uso de verbas suplementares, o secretário da casa, Alexsandro Ferreira Souza, disse a todos os presentes, em conversa informal que, é contra a aprovação. Da mesma forma se posicionou o vereador Leandro Rocha.

O projeto de lei nº 41, de 03 de dezembro de 2016, que altera as disposições do Artigo 1º da lei nº 1.462/2016, recompondo os subsídios do Prefeito, Vice-prefeito e Secretários do Município, seguindo os índices do INPC/IBGE – Índice Nacional de Preços ao Consumidor foi retirado da pauta pelo secretário da casa legislativa, Alexsandro Ferreira Souza.

Segundo Alexsandro, a decisão de retirar o projeto da pauta foi tomada após ouvir varias pessoas durante a semana. Com isso este projeto não entraria em votação na reunião desta segunda-feira.

Manifestantes foram preparados, com nariz de palhaços, para tentar impedir a aprovação de ambos os projetos, mas como um foi retirado e o outro não votado, por falta de quórum, caberá agora aos novos vereadores eleito para o pleito 2017/2020 a aprovação dos mesmos.