Durante as campanhas eleitorais é comum ouvirmos diversas promessas daqueles que almejam um cargo, quer seja no executivo, quer seja no legislativo. Assim não foi diferente durante a campanha do vereador Nata CDN que, durante campanha, firmou o compromisso com os eleitores de trazer para a cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, uma Clínica de Reabilitação de Dependentes Químicos.

Para mostrar que veio fazer a diferença, o vereador Nata CDN, que sempre externou o desejo de ter uma clinica semelhante em Almenara, esteve na cidade de Jequitinhonha, na Clínica Viva Livre, a fim de entender todo o processo de reabilitação, bem como saber quais são as necessidades dos dependes. O aprendizado vai ajudá-lo a dar continuidade no projeto que já vem desenvolvendo no sentido de montar uma unidade em Almenara. Este trabalho já está em curso. Agora como vereador, o projeto será acelerado.

Já é consenso entre as autoridades de Segurança Pública que o tráfico de drogas tem relação direta com os índices de crimes violentos em Almenara; não apenas nas comunidades de baixa renda, mas em todas as classes sociais e econômicas.

Pelo menos 70 % dos crimes envolvendo violência doméstica têm relação, direta ou indireta, com o consumo de álcool e outros tipos de drogas. A estimativa é da titular da Delegacia de Proteção dos Direitos da Mulher, delegada Vilma Alves, que afirma atender diariamente esse tipo de ocorrência. Para a delegada, referência no combate à violência contra a mulher, o avanço do consumo de entorpecentes influencia no número de casos de violência registrados no Estado.

Em parte dos casos, o vício faz com que o dependente  químico, ao não encontrar alternativas de sustentá-lo, cometa crimes, como assaltos e furtos. Uma realidade que é cada vez mais presente. De acordo com especialistas em segurança pública, a maior parte dos homicídios nas cidades está ligada, de forma direta ou indireta, ao tráfico de entorpecentes.

“A droga está associada a todo tipo de crime, principalmente homicídios, roubos e assaltos. O sujeito, quando está roubando, pega o celular ou relógio, para trocar na boca de fuma. Assim, combatendo o vicio de maneira direta, você combate outros crimes de forma indireta” disse o vereador.