A chuva acumulada em cinco regionais nos cinco primeiros dias de dezembro ultrapassou a metade do volume registrado historicamente em dezembro na capital mineira, aponta balanço da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. As regionais Barreiro, Nordeste, Norte, Pampulha e Venda Nova foram as mais afetadas pelas pancadas de chuva dos últimos dias. 

Segundo a Defesa Civil, o Barreiro teve o maior volume acumulado no período: até 18h desta segunda-feira, foram 196,4mm registrados. O volume é correspondente a 61% dos 319,4mm da média histórica de dezembro em Belo Horizonte. Em seguida, figuram as regionais Nordeste e Venda Nova, com 179,6 mm (56%) e 176,8mm (55%), respectivamente.

Nas regiões da Pampulha e Norte, as chuvas chegaram às marcas de 170,6mm (53%) e de 164,2mm (51%), respectivamente.

Em Ibirité, na região Metropolitana de BH, o acumulado de chuva também chamou a atenção ao registrar 114mm na manhã desta segunda-feira.

Confira abaixo o balanço de acumulado de chuva em todas as regionais:

Barreiro: 196,4mm
Centro-Sul: 112,7mm
Leste: 159,2mm
Nordeste: 179,6mm
Noroeste: 121,4mm
Norte: 164,2mm
Oeste: 118,4mm
Pampulha: 170,6mm
Venda Nova: 176,8mm

 

Apesar da intensa chuva desta segunda-feira, a instabilidade que passa por Belo Horizonte deverá se afastar nos próximos dias, aponta o TempoClima. Segundo o instituto, a previsão é que, a partir desta terça-feira (6), o sol apareça durante as manhãs, aumentando as temperaturas ao longo do dia. O tempo poderá ficar abafado e a umidade relativa do ar pode variar entre 40% e 60%.

As chuvas, no entanto, não dão trégua e pancadas de verão no final da tarde e no começo da noite podem ocorrer. Nesta terça-feira, Belo Horizonte pode registrar mínima de 18º e máxima de 31º.

Em Minas Gerais, a terça-feira será de tempo estável em toda a região Norte, Vale do Jequitinhonha, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A previsão indica sol entre nuvens e chuva à tarde e no começo da noite.

No Sul de Minas e na Zona da Mata, a terça-feira vai amanhecer nublada, mas expectativa é que o clima melhore ao longo do dia.

A partir de quarta-feira, no entanto, a previsão do ClimaTempo para todo o Estado é de sol e aumento da temperatura, além de tempo abafado e mais pancadas de chuva.